Notícias

Projeto realizado pele CEI Parque Fongaro promove uma viagem ao redor do mundo

Atividade promove uma aprendizagem contemporânea e globalizada.

Publicado em: 26/06/2017 16h20 | Atualizado em: 30/11/2020
foto japinha.jpg

Uma proposta pedagógica tem articulado toda a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI)Parque Fongaro, Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga. Trata-se do projeto “A Volta ao Mundo a partir da Cultura da Infância” que proporciona às crianças dos Minigrupos 2 vivenciar aspectos culturais dos países selecionados.

Segundo Ana Lúcia Coelho, Coordenadora Pedagógica da unidade, objetivo do projeto é colocar os alunos como agentes de seu aprendizado, produzindo algo com sentido. “O projeto estimula o pensamento crítico e a autonomia, desenvolvendo a capacidade de observação para melhor utilizar informações”, completou.

Ana Lúcia explicou que o primeiro passo foi a escolha dos países que seriam explorados e que, para isso, realizaram uma pesquisa junto às famílias, visando conhecer um pouco mais sobre os alunos e as suas origens. Após o levantamento dos dados, observou-se que a África, o Japão, a Argentina e o nosso Brasil seriam as nações que melhor representariam o cenário educacional e proporcionaria uma melhor experiência educativa.

Após cada turma escolher o país destino, começaram os preparativos para a viagem que incluiu a organização da mala como que seria indispensável na viagem e, para tanto, estudaram o clima e também levaram em consideração o tempo de viagem e o tempo permanência.

Por meio de rodas de conversa, as professoras foram descobrindo os conhecimentos prévios dos alunos sobre “viajar” e quais os meios de transporte que conheciam, possibilitando que realizassem atividades coletivas e cooperativas, permitindo a vivência das múltiplas relações culturais dos países e suas peculiaridades.

Entre os aspectos culturais dos países visitados, houve a descoberta, por exemplo, dos hábitos alimentares e o contato com outros aspectos como as Artes Visuais, a linguagem, a musicalidade e hábitos esportivos, por exemplo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300