Notícias
Projeto realizado pele CEI Parque Fongaro promove uma viagem ao redor do mundo
Atividade promove uma aprendizagem contemporânea e globalizada.
Publicado em: 26/06/2017 16h20 | Atualizado em: 30/11/2020
Uma proposta pedagógica tem articulado toda a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI)Parque Fongaro, Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga. Trata-se do projeto “A Volta ao Mundo a partir da Cultura da Infância” que proporciona às crianças dos Minigrupos 2 vivenciar aspectos culturais dos países selecionados.
Segundo Ana Lúcia Coelho, Coordenadora Pedagógica da unidade, objetivo do projeto é colocar os alunos como agentes de seu aprendizado, produzindo algo com sentido. “O projeto estimula o pensamento crítico e a autonomia, desenvolvendo a capacidade de observação para melhor utilizar informações”, completou.
Ana Lúcia explicou que o primeiro passo foi a escolha dos países que seriam explorados e que, para isso, realizaram uma pesquisa junto às famílias, visando conhecer um pouco mais sobre os alunos e as suas origens. Após o levantamento dos dados, observou-se que a África, o Japão, a Argentina e o nosso Brasil seriam as nações que melhor representariam o cenário educacional e proporcionaria uma melhor experiência educativa.
Após cada turma escolher o país destino, começaram os preparativos para a viagem que incluiu a organização da mala como que seria indispensável na viagem e, para tanto, estudaram o clima e também levaram em consideração o tempo de viagem e o tempo permanência.
Por meio de rodas de conversa, as professoras foram descobrindo os conhecimentos prévios dos alunos sobre “viajar” e quais os meios de transporte que conheciam, possibilitando que realizassem atividades coletivas e cooperativas, permitindo a vivência das múltiplas relações culturais dos países e suas peculiaridades.
Entre os aspectos culturais dos países visitados, houve a descoberta, por exemplo, dos hábitos alimentares e o contato com outros aspectos como as Artes Visuais, a linguagem, a musicalidade e hábitos esportivos, por exemplo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano
Secretaria Municipal de Educação
Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta
Educação Ambiental
Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo
Alimentação Escolar
Oferta de alimentação especial cresce 39% na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Relacionadas
Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano
Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal
Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil
Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta
Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo
Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental