Notícias
Projeto Rádio mobiliza estudantes da EMEF Afrânio de Mello Franco
Estudantes abordam história e características de gêneros musicais
Publicado em: 10/12/2018 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020
Idealizado pelos próprios estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Afrânio de Mello Franco, o Projeto Rádio nasceu da vontade de falar de música na escola. A ideia inicial foi posta em prática com pequenas apresentações de dança no intervalo das aulas e nas aulas de Educação Física, mas, aos poucos, o grupo percebeu a importância de compreender a origem das músicas e ritmos que estavam vivenciando.
O professor de inglês e professor orientador de informática educativa (POIE) Marcelo Penna propôs, então, a formação de uma rádio coletiva e orientou a ação como Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) dos estudantes do 9º ano da EMEF. “A rádio nasceu para que eles falassem mais da origem dos ritmos musicais na história e como eles estavam ligados a movimentos políticos importantes para o desenvolvimento das culturas”, observa Marcelo.
Os trabalhos começaram no início do ano letivo e foram separados em quatro fases: projeto, de março a maio, intervenção, de junho a setembro, documentação dos resultados durante o mês de outubro e apresentação para a comunidade escolar, incluindo familiares e amigos.
A primeira etapa foi auxiliada pela professora Luciana, de história, que trabalhou com os estudantes o surgimento dos ritmos e outros pontos históricos específicos para criação do roteiro. As professoras orientadoras de sala de leitura (POSLs) Kamila e Zenaide e a professora Thaís, de artes, propuseram ações de intervenção com letras de música e cartazes, usando artes gráficas. Por fim, as POIEs Bianca e Cinthia promoveram ações usando as tecnologias para aprendizagem dentro do laboratório, especialmente com softwares de educomunicação.
A rádio recebeu o nome de “DIBJS”, pois leva as iniciais dos nomes e apelidos dos estudantes que deram voz à iniciativa, Ingrid Camargo, Andressa Nogueira, Jéssica Camile, Sayuri Tanaka e Jefferson Cavalcante.
As transmissões dos programas aconteceram durante os intervalos das aulas., Os episódios contaram a história e características do rap, forró, sertanejo, reggae e o funk. Para Ingrid, todo o esforço valeu a pena. “No fim, vimos a mudança que o trabalho promoveu na gente e no nosso modo de ver a escola, foi muito legal”, conta a estudante.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
CEU e COCEU
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas
Relacionadas
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Publicado em: 09/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Publicado em: 08/04/2026 2h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Publicado em: 08/04/2026 11h47 - em CEU e COCEU