Notícias
Projeto Rádio mobiliza estudantes da EMEF Afrânio de Mello Franco
Estudantes abordam história e características de gêneros musicais
Publicado em: 10/12/2018 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020Idealizado pelos próprios estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Afrânio de Mello Franco, o Projeto Rádio nasceu da vontade de falar de música na escola. A ideia inicial foi posta em prática com pequenas apresentações de dança no intervalo das aulas e nas aulas de Educação Física, mas, aos poucos, o grupo percebeu a importância de compreender a origem das músicas e ritmos que estavam vivenciando.
O professor de inglês e professor orientador de informática educativa (POIE) Marcelo Penna propôs, então, a formação de uma rádio coletiva e orientou a ação como Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) dos estudantes do 9º ano da EMEF. “A rádio nasceu para que eles falassem mais da origem dos ritmos musicais na história e como eles estavam ligados a movimentos políticos importantes para o desenvolvimento das culturas”, observa Marcelo.
Os trabalhos começaram no início do ano letivo e foram separados em quatro fases: projeto, de março a maio, intervenção, de junho a setembro, documentação dos resultados durante o mês de outubro e apresentação para a comunidade escolar, incluindo familiares e amigos.
A primeira etapa foi auxiliada pela professora Luciana, de história, que trabalhou com os estudantes o surgimento dos ritmos e outros pontos históricos específicos para criação do roteiro. As professoras orientadoras de sala de leitura (POSLs) Kamila e Zenaide e a professora Thaís, de artes, propuseram ações de intervenção com letras de música e cartazes, usando artes gráficas. Por fim, as POIEs Bianca e Cinthia promoveram ações usando as tecnologias para aprendizagem dentro do laboratório, especialmente com softwares de educomunicação.
A rádio recebeu o nome de “DIBJS”, pois leva as iniciais dos nomes e apelidos dos estudantes que deram voz à iniciativa, Ingrid Camargo, Andressa Nogueira, Jéssica Camile, Sayuri Tanaka e Jefferson Cavalcante.
As transmissões dos programas aconteceram durante os intervalos das aulas., Os episódios contaram a história e características do rap, forró, sertanejo, reggae e o funk. Para Ingrid, todo o esforço valeu a pena. “No fim, vimos a mudança que o trabalho promoveu na gente e no nosso modo de ver a escola, foi muito legal”, conta a estudante.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Setembro Amarelo e Azul: DRE São Miguel organiza seminário de educação especial
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Professores de Ciências da DRE São Miguel encerram curso com montagem de telescópio
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Selo CEI Amigo do Peito valoriza ações de incentivo ao aleitamento materno na Rede Municipal de Educação
CEU e COCEU
CEUs oferecem programação de lazer e cultura durante o feriado e fim de semana
Bom de Prova
Atenção ao SGP, gestores e professores, no registro da participação dos estudantes nas avaliações externas
Relacionadas

Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro
Publicado em: 09/10/2025 5h51 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Setembro Amarelo e Azul: DRE São Miguel organiza seminário de educação especial
Publicado em: 09/10/2025 5h47 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Professores de Ciências da DRE São Miguel encerram curso com montagem de telescópio
Publicado em: 09/10/2025 5h41 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Selo CEI Amigo do Peito valoriza ações de incentivo ao aleitamento materno na Rede Municipal de Educação
Publicado em: 09/10/2025 5h38 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

CEUs oferecem programação de lazer e cultura durante o feriado e fim de semana
Publicado em: 09/10/2025 5h29 - em CEU e COCEU