Notícias

Projeto Pequenos Gigantes formará educadores de CEIs indiretos e conveniados

Iniciativa será desenvolvida pela SME em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE

Publicado em: 23/05/2016 17h45 | Atualizado em: 04/05/2021

pequenos_gigantes_740_x_430.jpg

Professores que atuam nos Centros Educação Infantil (CEIs) indiretos e conveniados da Rede Municipal de Ensino poderão participar de formação que tem objetivo formar para a atuação preventiva em casos de sinais de atraso do desenvolvimento infantil. Ação contemplará, em suas duas primeiras etapas, cerca de 3600 profissionais e será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE.

O projeto para formação se chama Pequenos Gigantes e foi lançado nesta segunda-feira, 23 de maio, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, quando formalizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a SME e a APAE. Assinaram o termo de Cooperação o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita e o Sr. Felipe Clemente Santos, Diretor-Presidente da APAE. A Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Fátima Antônio, presenciou o ato e falou aos presentes sobre os objetivos do projeto.

“Esta formação faz parte de uma política de infância para a cidade de São Paulo, que está inserida no Programa São Paulo Carinhosa e que envolve uma série de ações voltadas à infância. É uma política que vê nossos bebês e nossas crianças como sujeitos de direitos. Desta forma, é fundamental que profissionais que atuam em nossas unidades educacionais estejam participando deste projeto para que a gente possa cada vez mais garantir a qualidade social dos nossos alunos”, disse Fátima Antônio.

“O quanto antes a gente compreender o que elas (crianças) possuem, antes poderemos intervir no seu desenvolvimento. Conseguir iniciar um trabalho específico com crianças com cerca de 2 anos gerará um benefício gigantesco para o futuro”, enfatizou o Diretor-Presidente da APAE.

O Secretário Chalita ressaltou a importância da parceria, devido ao nível de excelência que a APAE demonstra em anos de atuação no Estado de São Paulo. “O cérebro é algo que necessita ser estimulado e eu não tenho dúvidas que estas crianças, de 0 a 3 anos, que hoje são acolhidas em nossas escolas terão um desenvolvimento diferenciado”, ressaltou Chalita.

O evento contou com a apresentação cultural de cerca de 20 estudantes do Centro de Integração e Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera. Eles fizeram apresentação de dança circular.

pequenos_gigantes_2_740_x_430.jpg

Projeto Pequenos Gigantes – Termo de Cooperação entre SME e APAE-SP que tem o objetivo oferecer formação e acompanhamento aos educadores de CEIs Indiretos e Conveniados. Os temas e conteúdos a serem abordados tratarão de questões relacionadas com desenvolvimento infantil para uma atuação integrada e pró ativa no caso de sinais de atraso.

O Projeto acontecerá em quatro etapas e envolverá o estudo do cenário com a articulação entre a APAE e a SME, por meio das Diretorias de Educação Especial e de Educação Infantil, Diretorias Regionais de Educação, e Unidades Escolares. Qualificação profissional, assessoria em campo e a disseminação dos conhecimentos estão previstas nas etapas. Nos dois primeiros momentos cerca de 3.600 educadores estarão envolvidos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 4 1.284