Notícias

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Comunidade se envolve no trabalho da escola.

Publicado em: 22/03/2016 12h55 | Atualizado em: 30/11/2020

emei_anisio_teixeira_dre_campo_limpo_08_740_x_430.jpg

A equipe da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Anísio Teixeira, em conjunto com os familiares e a equipe da “Morada da Floresta”, desenvolveu o projeto “Pensar no Meio Ambiente é necessário’’, que motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente.

“Inicialmente, entramos em contato com a equipe da Morada da Floresta para receber orientações e adquirir composteiras para todas as salas. Assim como outras escolas, temos um descarte diário de grande quantidade de resíduos. A aquisição das composteiras visou introduzir nas crianças a curiosidade pelo processo que transforma os resíduos orgânicos em alimento para as plantas, demonstrando na prática um interessante ciclo de reutilização.’’ contam as professoras Helen Regina Fernandes, Joelma Alves Da Mota e a diretora Simone Yoshiko Kenj. A equipe gestora também organizou diversas oficinas de jardinagem com as crianças e suas famílias. Muitos canteiros foram revitalizados utilizando de pneus, que receberam novas mudas de plantas.

Neste momento, as composteiras já estão produzindo o composto líquido e o sólido, adubos riquíssimos. As professoras Rosemeire De Sousa e Rita De Fátima Pisniski contam que “A equipe, as crianças e suas famílias estão vivendo experiências significativas, que vão transformar não só o nosso ambiente escolar, mas também a atitude de todos os envolvidos.’’

Os familiares já comentam o resultado do trabalho e é comum as crianças trazerem resíduos gerados em suas próprias casas para serem colocados na composteira da sala. “O que se aprende com essa prática vai além de plantar e regar. A atividade deixa de ser mecânica e abre caminhos para a reflexão sobre o Meio Ambiente.’’ completam as professoras Michele Quirino Pedreira e Rosemeire De Souza.

Veja mais fotos do projeto clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Atualização Do Currículo Da Cidade Será Um Movimento Com Ampla Participação De Toda A Comunidade Escolar
Recursos Financeiros Instrutor Música

FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto

Publicado em: 07/08/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do currículo da cidade dos povos indígenas

SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal

Publicado em: 06/08/2025 2h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Ceu Padre Ticão Tem Capacidade Para Atender Cerca De 7 Mil Pessoas Nas Diversas Atividades Culturais, Esportivas E Educacionais.

Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável

Publicado em: 06/08/2025 12h46 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Projeto Roleagroecólogico Mobilizou Estudantes E Professores Em Vivências Em Hortas E Unidades Produtivas

Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico  

Publicado em: 05/08/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.552