Notícias

Projeto “Livro Viajante” completa cinco anos no CEI Geraldo de Arruda

Atividade tem o intuito de ampliar o repertório e estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Publicado em: 30/03/2016 9h34 | Atualizado em: 30/11/2020
Foto projeto Livro Viajante_740x430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Geraldo de Arruda Penteado está retomando seus projetos educacionais. Um dos mais antigos da unidade, o “Livro Viajante” é realizado há cinco anos. A atividade tem o objetivo de incentivar a prática de leitura por meio de uma atividade que envolve a escola e a família das crianças. O projeto, que começou em 2011, será desenvolvido ao longo do ano de 2016.

Coordenadora Pedagógica do CEI, Juliana Silva diz que além de incentivar a leitura o projeto foi criado com o intuito de ampliar o repertório e estimular a criatividade e a imaginação dos alunos. “As experiências que as crianças vivenciam com a leitura pode desenvolver o que chamamos de comportamento leitor. Ou seja, eles podem usar o repertório das histórias para enriquecer suas brincadeiras e desenvolver sua oralidade”, destaca a coordenadora.

A atividade é desenvolvida da seguinte forma: as professoras da unidade fazem uma seleção de livros e toda sexta-feira cada criança escolhe uma dessas obras para levar e ler em família durante o fim de semana. Na segunda, os livros são devolvidos, juntamente com um retorno da família sobre a obra. “São também confeccionadas sacolas para facilitar o transporte dos livros e feita uma pesquisa junto às famílias para avaliar os resultados do projeto”, finaliza a coordenadora.

Considerado um objeto mágico que transita o CEI e a casa das crianças, Juliana diz que o livro e o projeto também podem criar oportunidades de troca entre a unidade e as famílias. “As contribuições podem alcançar muito além do nosso aluno. Os familiares também se envolvem com a prática da leitura. Quem sabe não desperte neles também o hábito de ler”, completa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643