Notícias
Projeto Lindeza Negra
Iniciativa contribui para a construção de uma autoimagem positiva por alunos afrodescendentes
Publicado em: 29/11/2017 16h52 | Atualizado em: 30/11/2020
No mês de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Helena Faria Lima, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, no bairro do Jardim Brasil, desenvolveu o projeto “Lindeza Negra” com os alunos do Ciclo de Alfabetização.
“Neste ano, optamos por trabalhar com as crianças do Ciclo de Alfabetização. Desde pequenas, elas já podem ser conscientizadas e levar para o resto da vida escolar e social a questão do respeito, dignidade e principalmente ter a autoestima boa consigo mesma acerca de seu físico, de seu cabelo, de sua família e suas origens”, explicou Karla Cristhie, Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) da unidade.
Roda de leitura, discussão, grafite, roda de conversa sobre o feriado de 20 de novembro, oficinas de dança, que incluíram dança circular e Hip Hop, e oficina de tranças e enfeites no cabelo estiveram entre as atividades realizadas pelos estudantes.
Karla explica que o ponto alto do projeto aconteceu no dia do desfile “Beleza Afrobrasileira”, quando os estudantes puderam desfilar com seus turbantes e cabelos e roupas coloridas. “Foi extremamente emocionante ver o quanto fez bem para a autoestima dos alunos se reconhecerem bonitos”, disse Karla. Ela ainda explicou que o projeto foi iniciado com a leitura do livro ”O mundo no black power de Tayo”.
Para a Coordenadora Pedagógica Cleide Marina, a escola é o espaço para promover a diversidade cultural afrodescendente e romper com estereótipos acerca desta cultura. “O projeto pretende contribuir para a superação do preconceito, bem como para evidenciar a enorme contribuição do Negro para o enriquecimento da cultura brasileira”, concluiu.
Clique aqui para acessar a galeria de imagens do evento.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores
Secretaria Municipal de Educação
CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado
Diretoria Regional de Educação Butantã
Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação
Secretaria Municipal de Educação
Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio
Relacionadas
Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil
Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes
Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores
Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado
Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação
Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã