Notícias
Projeto Leituras e Culturas e Parque Sonoro no CEI Quinta do Sol
Proposta foi apresentada também no Congresso Municipal de Educação para relações Étnico-Raciais
Publicado em: 10/11/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020No mês de junho deste ano foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o II Congresso Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, o evento discutiu a necessidade de promover ações de combate ao preconceito, discriminação e racismo e de promoção da igualdade étnico-racial, e todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) enviaram projetos que trabalharam a temática proposta.
Na DRE Penha foi apresentado o “Projetos Leituras e Culturas e Parque Sonoro”, este em andamento desde o mês de agosto de 2015 no Centro de Educação Infantil (CEI) Quinta do Sol, tem por objetivo principal disseminar a diversidade de títulos literários, narrativas, contos tradicionais e cânticos populares, com uso de recursos materiais variados, incluindo diferentes instrumentos musicais e músicas, a fim de estimular a percepção das crianças quanto à grandiosidade cultural do país.
A professora responsável pelo projeto, Patrícia Alessandra Pereira de Assis, explicou que a proposta começou a ser elaborada a partir das discussões do Projeto Especial de Ação (PEA). Ela notou que as leituras em sala eram feitas de modo muito aleatório e decidiu utilizar o acervo que tinha na biblioteca do CEI para avaliar com um enfoque diferente as culturas Afro e Indígena.
Com isso passou a realizar leituras diárias, e que era possível direcionar aos alunos de qualquer sala e faixa etária. Além disso, com o projeto “Parques Sonoros” do “Programa São Paulo Carinhosa”, pôde produzir e confeccionar instrumentos musicais juntamente com as crianças, e dessa forma as leituras e contação de histórias passaram a ter música.
“Há a expectativa de oferecer às crianças o contato permanente com um amplo repertório de histórias, fruto de construções culturais de nosso território, oriundas, sobretudo, das tradições europeias, africanas e indígenas”, afirmou a professora.
De acordo com ela esse trabalho vem obtendo considerável participação das crianças desde o início de sua implementação, as quais se mostram curiosas e alegres em vivenciar as propostas “Quanto mais ‘brincada’ for a experiência, maior será o envolvimento. E o verso que cantamos iniciando as Rodas, sempre acompanhado de algum instrumento, faz o clima para as histórias chegarem: ‘Tin, tin, tin/ É a hora da história!…’”, explica.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Seminário reúne ações de impacto sociocultural na área de Literatura
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura começa distribuição de 400 mil cestas básicas para atender famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade nas férias
Secretaria Municipal de Educação
CEI Ismael Ivo é a 13ª unidade escolar das 45 que serão entregues pela Prefeitura até 2024
Secretaria Municipal de Educação
Serasa promove mutirão de educação financeira em 22 CEUs da capital
Secretaria Municipal de Educação
Resultados finais de concursos de professores da Prefeitura de SP são divulgados
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Josué de Castro promove evento para celebrar a cultura afro-brasileira
Relacionadas

Projeto de arte e parceria com a PUC-SP fortalecem saúde emocional em EMEF
Publicado em: 16/11/2023 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Paulistanos têm acesso às piscinas dos CEUs até aos feriados e finais de semana
Publicado em: 14/11/2023 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Grêmios da Rede Municipal de São Paulo recebem notebooks para fortalecer as ações estudantis
Publicado em: 13/11/2023 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Vencedores do 10º Prêmio de Educação em Direitos Humanos serão anunciados nesta terça
Publicado em: 13/11/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove consulta pública para apresentar parceria com o BID
Publicado em: 13/11/2023 9h44 - em Secretaria Municipal de Educação