Notícias

Projeto incentiva a ludicidade e o uso de softwares para fazer quadrinhos na EMEF Vargem Grande II

Ação trabalhou com estruturação e proporcionalidade gráfica, publicação e exposição

Publicado em: 25/09/2018 18h00 | Atualizado em: 30/11/2020

software_quadrinhos_EMEF_vargem_PRINCIPAL_740_x_430.jpg

Ao longo do ano letivo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande II da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro desenvolveu o projeto interdisciplinar “HQ – Histórias em quadrinhos”. Participaram do projeto oito salas dos 3º anos do ciclo de alfabetização.

Inspirado em suas vivências, formações na Secretaria Municipal da Educação (SME) e assuntos propostos pelos Projetos Especiais de Ação (PEA) e praticando o Currículo da Cidade, o Professor Orientador de Informática Educativa (POIE) Emerson Cardoso Rocha é o responsável pela implementação da iniciativa na unidade de ensino.

Ele conta que as ideias foram surgindo por etapas, à medida que os estudantes iam se aproximando do tema. “Nas vivências, propiciamos novos desafios e descobertas para os estudantes no contexto social, estrutural e intelectual, ou seja, ampliando e descobrindo um mundo novo para conhecer. Nossa EMEF trabalha respeitando a ludicidade deles. Nesse projeto, a maior dificuldade foi idealizar a melhor forma de elaborar estratégias que desenvolvessem a leitura e a escrita”, observa.

O processo de construção das HQs teve início com os estudantes tomando como base a leitura do livro Aladim. Na sequência, começaram as atividades pelo computador, na ferramenta HQ, na qual foram trabalhadas a proporcionalidade, estruturação, noção de tempo e espaço, colagem, fotografia, texto, pesquisa, percepção, musicalidade, imagem em ação e espelhamento corporal, com o objetivo de montar o produto final por meio da inserção de cenário de fundo, personagens, objetos e, por último, as falas.

Todo trabalho foi transformado em histórias digitais para impressão e os quadrinhos foram expostos na Mostra Cultural 2018 realizada pela EMEF no dia 15 de setembro.

Veja a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica com fundo preto reúne elementos que representam música e dança. Na parte superior esquerda, aparecem bailarinos em movimento; no canto superior direito, mãos tocam uma flauta doce. Na parte inferior, há uma pessoa tocando piano e, à direita, as pernas de uma bailarina usando sapatilhas de balé. Uma faixa curva em tom alaranjado atravessa a composição. Ao centro, em destaque, está a frase:

CEU Uirapuru se torna novo polo da FTM Expandida na Rede Municipal 

Publicado em: 14/08/2026 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes integrantes de uma banda marcial se apresentam em quadra coberta, posicionados em formação e tocando instrumentos de metal, como trompetes e trombones. Os participantes vestem uniformes nas cores vermelha, azul-marinho e preta, com chapéus brancos. Ao fundo, vê-se o espaço amplo do ginásio, com iluminação no teto e banners do evento.

Programa Música em Rede leva bandas e fanfarras ao desfile de Vila Antonieta

Publicado em: 14/08/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com público acompanhando uma apresentação sobre aleitamento materno. No palco, três mulheres participam da atividade e, ao fundo, um telão apresenta a mensagem “Promovendo o Aleitamento Materno”.

Agosto Dourado ganha programação especial no CEU Jambeiro

Publicado em: 14/08/2026 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

Publicado em: 14/08/2026 1h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de vária pessoas em pé em um auditórrio.

Projeto Piloto de Gestão Documental inicia segunda fase com participação de 16 escolas

Publicado em: 14/08/2026 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.688