Notícias

Projeto incentiva a ludicidade e o uso de softwares para fazer quadrinhos na EMEF Vargem Grande II

Ação trabalhou com estruturação e proporcionalidade gráfica, publicação e exposição

Publicado em: 25/09/2018 18h00 | Atualizado em: 30/11/2020

software_quadrinhos_EMEF_vargem_PRINCIPAL_740_x_430.jpg

Ao longo do ano letivo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande II da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro desenvolveu o projeto interdisciplinar “HQ – Histórias em quadrinhos”. Participaram do projeto oito salas dos 3º anos do ciclo de alfabetização.

Inspirado em suas vivências, formações na Secretaria Municipal da Educação (SME) e assuntos propostos pelos Projetos Especiais de Ação (PEA) e praticando o Currículo da Cidade, o Professor Orientador de Informática Educativa (POIE) Emerson Cardoso Rocha é o responsável pela implementação da iniciativa na unidade de ensino.

Ele conta que as ideias foram surgindo por etapas, à medida que os estudantes iam se aproximando do tema. “Nas vivências, propiciamos novos desafios e descobertas para os estudantes no contexto social, estrutural e intelectual, ou seja, ampliando e descobrindo um mundo novo para conhecer. Nossa EMEF trabalha respeitando a ludicidade deles. Nesse projeto, a maior dificuldade foi idealizar a melhor forma de elaborar estratégias que desenvolvessem a leitura e a escrita”, observa.

O processo de construção das HQs teve início com os estudantes tomando como base a leitura do livro Aladim. Na sequência, começaram as atividades pelo computador, na ferramenta HQ, na qual foram trabalhadas a proporcionalidade, estruturação, noção de tempo e espaço, colagem, fotografia, texto, pesquisa, percepção, musicalidade, imagem em ação e espelhamento corporal, com o objetivo de montar o produto final por meio da inserção de cenário de fundo, personagens, objetos e, por último, as falas.

Todo trabalho foi transformado em histórias digitais para impressão e os quadrinhos foram expostos na Mostra Cultural 2018 realizada pela EMEF no dia 15 de setembro.

Veja a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 2 3 1.427