Notícias
Projeto idealizado por professora da rede compartilha objetos e conhecimentos sobre a cultura indígena
Ação permite intercâmbio cultural e maior contato com itens do cotidiano dos povos originários
Publicado em: 15/08/2023 15h48 | Atualizado em: 15/08/2023
A professora Renilde Passos leva para suas aulas na EMEF Dep. Caio Sérgio Pompeu de Toledo e no CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves (ambas unidades da DRE Guaianases), objetos da cultura indígena para que os estudantes tenham maior contato e conhecimento. A partir disso, ela teve a ideia de compartilhar esses itens para que outros educadores pudessem trabalhar sobre este tema na prática.
Esse é o projeto “Nossas Raízes”, onde Renilde monta caixas com itens da cultura indígena de seu acervo pessoal como colares e sementes para aprenderem sobre a construção, filtro dos sonhos, maraca, pau de chuva, zarabatana, entre outros.
Além de circular pelas escolas onde atua, essas caixas são emprestadas para outros educadores, que levam para suas unidades e mostram os itens para os estudantes que podem manipular e conhecer de perto os objetos, potencializando o aprendizado sobre a cultura dos povos originários.
“Comecei usando com meus estudantes e achei que seria legal que outras turmas também tivessem contato com objetos da cultura indígena. É difícil ter nas escolas, então eu faço esses empréstimos”, disse Renilde sobre a criação do projeto.
Junto aos objetos, Renilde também envia uma sugestão de livro do acervo da escola, geralmente de autores indígenas, para que além de ver e manipular o objeto, o estudante conheça mais sobre a cultura como um todo.
“A ideia central é combater estereótipos preconceituosos, proporcionando conhecimento. É importante conhecer a cultura indígena, que são nossas raízes. É importante conhecer a verdadeira história dos povos originários. A cultura indígena é uma cultura viva que a gente precisa trabalhar nas escolas para não estereotipar”, falou.
A professora idealizadora do projeto ainda relata que um professor levou uma caixa para realizar atividades com sua turma e ao chegar lá a direção escolar pediu que fosse trabalhado com todos.
Após o uso, os educadores devolvem as caixas e compartilham fotos e relatos de como usou aqueles itens e como eles contribuíram para o ensino dos estudantes. As experiências são divulgadas nas redes sociais.
Renilde também usa esses itens em suas aulas. Durante as atividades, a professora recebeu vídeos de indígenas da comunidade Kariri-Xokó, na Bahia. Um conta um pouco sobre como é feita a maracá e canta uma canção de sua cultura para mostrar como ela é usada. No outro, uma indígena explica sobre o artesanato com as sementes e conta que as mais usadas são a de açaí, mulungu e coco.
Os vídeos foram apresentados para os estudantes da EMEF Dep. Caio Sérgio Pompeu de Toledo, onde Renilde é Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL). Eles ficaram felizes em aprender sobre a cultura indígena com os próprios indígenas, o que fortaleceu ainda mais esse intercâmbio cultural.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Filme "O Agente Secreto", indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro, tem exibição gratuita nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da zona sul recebem vacinação antirrábica para cães e gatos no final de semana
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem Dia D de vacinação no sábado (24)
Secretaria Municipal de Educação
Consulta pública mobiliza a sociedade e recebe quase duas mil contribuições sobre a gestão das EMEFs
Secretaria Municipal de Educação
Aniversário de São Paulo terá programação cultural em CEUs de todas as regiões
Secretaria Municipal de Educação
Divisão de Currículo da SME abre inscrições para vagas nas equipes dos núcleos de Gênero e Diversidade, Relações Étnico-Raciais e Leitura e Literatura/AEL
Relacionadas
Filme “O Agente Secreto”, indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro, tem exibição gratuita nos CEUs
Publicado em: 23/01/2026 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da zona sul recebem vacinação antirrábica para cães e gatos no final de semana
Publicado em: 23/01/2026 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem Dia D de vacinação no sábado (24)
Publicado em: 23/01/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Consulta pública mobiliza a sociedade e recebe quase duas mil contribuições sobre a gestão das EMEFs
Publicado em: 22/01/2026 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Aniversário de São Paulo terá programação cultural em CEUs de todas as regiões
Publicado em: 22/01/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação