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Projeto “Estrelas Literárias” na EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho transforma estudantes em autores
Os livros foram construídos de maneira colaborativa em todos os processos desde a escrita até ilustração
Publicado em: 06/12/2024 15h35 | Atualizado em: 06/12/2024Os estudantes dos 3º anos da EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho tiveram a experiência de serem autores. O projeto “Estrelas Literárias” foi desenvolvido no primeiro semestre com a colaboração das professoras Flávia Cervati Di Muzio, Vanessa Carvalho Golart, Raphaelle e Karina, e foram criados livros coletivos abordando questões de proteção ambiental e preconceito racial.
A ideia de escrever um livro com os estudantes surgiu para colocá-los na posição de protagonistas, ajudando no desenvolvimento da autoconfiança através de uma educação leitora. Segundo a professora Flávia, “a magia dos livros nos ensina que as palavras têm o incrível poder de criar novos mundos, transformar sonhos em realidade e inspirar os leitores a se tornarem aventureiros.”
O projeto “Estrelas Literárias” começou com leituras de contos clássicos, com base nesses livros, os estudantes criaram suas próprias histórias. Além da leitura dos contos clássicos foram abordados dois temas com base no Currículo da Cidade. O 3º ano A trabalhou com a versão do conto original da “Chapeuzinho Vermelho” junto com o tema proteção ambiental. Já o 3º ano B trabalhou com o conto “Patinho Feio” abordando a questão do preconceito racial. “Um tema importante e necessário para que os estudantes reflitam sobre igualdade, respeito e empatia”, destacou a professora Flávia.
O objetivo do projeto foi inspirar os estudantes a criarem suas próprias histórias a partir das referências das leituras. Após a finalização das histórias, começou o processo coletivo de ilustração, utilizando tecnologias como a mesa digitalizadora, que é um dispositivo portátil, normalmente conectado a um computador, que serve para substituir as funções do mouse por uma caneta.
O processo para ilustração contou com o auxílio da Professora Vanessa que realizou uma uma sequência de aulas para as crianças desenvolverem habilidade com a ferramenta.
A primeira aula foi dedicada para que todos os estudantes desenhassem individualmente os personagens com características de cores, fundos e outros elementos. Nas aulas seguintes, a professora projetava o texto na tela e fazia a leitura coletiva. Cada estudante iniciava o desenho de acordo com a parte que estava no livro enquanto os outros faziam sugestões e comentários.
“O mais interessante foi os estudantes pedindo para desenhar aquilo em que tinham mais habilidade, e todos respeitaram isso, criando um ambiente em que eles se sentiram à vontade para desenhar o que gostavam.” comentou a professora.
Segundo a Professora Vanessa, a tecnologia teve um papel fundamental nessa etapa da atividade para ampliar a criatividade dos estudantes. As professoras desde o início pensaram em criar um livro impresso. “Acreditamos que é fundamental para os alunos sentirem sua obra de forma concreta”, disse a professora Flávia. A unidade escolar contou com uma parceria com a Estante Mágica que viabilizou a impressão dos livros, garantindo que cada estudante ganhasse uma versão física de seu livro.
A unidade também promoveu uma manhã de autógrafos para celebrar junto com as famílias esse momento importante para valorizar o trabalho dos estudantes. Cada estudante presente teve a oportunidade de autografar seu livro e recebeu um certificado. A Assistente de Direção, Fabiana, enfatizou que “em seus 27 anos de profissão nunca havia participado de um evento tão emocionante e significativo”, destacando o impacto positivo que a ocasião teve para todos os envolvidos.
Links para leitura dos livros dos estudantes:
O Patinho Preto – 3º ano A – EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho
A Chapeuzinho Marrom – 3º ano B – EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho
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