Notícias

Projeto estimula conscientização sobre diversidade de maneira lúdica

Iniciativa realizada no CEI Vila Curuçá Velha trabalha o tema com bonecos de diversos tons de pele

Publicado em: 06/11/2018 10h29 | Atualizado em: 30/11/2020

conscientizacao_diversidade_740_x_430.jpg

O Projeto “Vem Brincar Comigo”, iniciativa do Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Curuçá Velha, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, desenvolvida desde o primeiro semestre deste ano, estimula a integração entre professores, pais e crianças e trabalha questões referentes ao estudo da cultura africana e da importância do respeito à diversidade.

A primeira parte da atividade consistiu na elaboração, no mês de abril, de bonecas e bonecos em diferentes tons de tecidos e na reunião com os pais, após o recesso, para explicar sobre o funcionamento do projeto e seus objetivos.

Após a explanação da iniciativa, a cada sexta-feira duas crianças passaram a levar os bonecos para casa. Os responsáveis ficam incumbidos de realizar registros, seja por foto, desenho ou por escrito, dos momentos vividos, para que as crianças entreguem o material produzido juntamente com os bonecos.

“O objetivo do projeto é construir ações positivas e afirmativas, em nossos bebês e crianças, oferecer um repertório de brincadeiras africanas e afro-brasileiras (como “Mbube Mbube”, originário de Gana, e “Terra e Mar”, de Moçambique), além de estimular o respeito, a empatia e a equidade étnico-racial e promover a valorização das diferenças e do convívio em harmonia”, observa Gidalva Santana, diretora do CEI Vila Curuçá Velha.

De acordo com a diretora, o projeto, que ainda está em andamento, colabora com a desconstrução de paradigmas, falas e atitudes preconceituosas e racistas. “Já tivemos diversos registros realizados pelas famílias que demostram envolvimento e comprometimento com a iniciativa, além de relatos onde pudemos comprovar que realmente as ações transcenderam os muros escolares, provocando ricas reflexões e contribuindo na formação cidadã de toda comunidade educativa”, ressalta Gidalva. “Esse trabalho busca fomentar o diálogo em busca da desconstrução de paradigmas, falas e atitudes preconceituosas e racistas. Por meio dos filhos, muitos pais tiveram acesso pela primeira vez a um boneco ou boneca negro ou negra”, finaliza a diretora.

conscientizacao_diversidade_2_740_x_430.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Público acompanha uma atividade durante a Bienal do Livro, em espaço interno do evento. Pessoas estão sentadas diante de um palco, enquanto outras acompanham a programação ao fundo, próximo aos estandes de livros.

DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Publicado em: 15/09/2026 5h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (74)

CET apoia ação educativa com ônibus itinerante na Semana da Mobilidade 2026

Publicado em: 15/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas em uma sala de leitura de uma escola olhando livros espalhados

EMEF Benedito Calixto cria feira literária inspirada na Bienal do Livro

Publicado em: 15/09/2026 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da fachada do 1º CEU Sustentável

SME abre cadastro para contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos CEUs 

Publicado em: 15/09/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Card de divulgação do Seminário Juntos pela Aprendizagem. Sobre fundo azul-escuro, há o logotipo do seminário e, na parte inferior esquerda, o texto: “Educação Especial Inclusiva – Acessibilidade Curricular e Práticas Anticapacitistas: da reflexão à ação”. À direita, o fundo apresenta faixas curvas em diferentes tons de azul.

Juntos pela Aprendizagem promove seminário sobre Educação Especial Inclusiva 

Publicado em: 14/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.698