Notícias
Projeto Escritor@s no CIEJA Itaquera
Estudantes jovens e adultos lançam livro “Operári@s da Palavra”
Publicado em: 27/12/2017 14h03 | Atualizado em: 30/11/2020
Desde 2016, estudantes do Centro Integrado de Educação Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera são apresentados aos diversos gêneros literários e incentivados a transformarem as suas produções textuais em livros. Em 2017, os textos desenvolvidos pelos jovens e adultos resultaram em um livro de poesias chamado “Operári@s da Palavra”, lançado neste mês de dezembro.
O projeto de leitura e escrita dos estudantes tem sido desenvolvido pela equipe de professores de Linguagens e Códigos da unidade – André Cardozo, Jussara Quirino, Maria Cristina Monteiro, Rose Zambrini e Sirlene Barbosa. No ano passado, os estudantes trabalharam com memórias literárias. Neste ano, o gênero escolhido foi poema. O título selecionado para o livro, Operári@s da palavra, faz alusão à obra Operários, de Tarsila do Amaral. A capa foi feita a partir de uma fotografia da turma com a tela da pintora como fundo.
O projeto do livro está dentro de um grande projeto da escola chamado “Currículo em Cena”, que envolve outras áreas de conhecimento. Baseado na obra de Sebastião Salgado, também foi desenvolvido um projeto que propôs discussões sobre a situação atual do trabalhador brasileiro, tendo como base imagens de trabalhadores em seu cotidiano, feitas pelo fotógrafo. A partir dessas discussões, fotografias dos estudantes em situação de trabalho foram dispostas nas paredes de uma sala ambientada com objetos de várias profissões.
Os professores do CIEJA Itaquera também desenvolveram um projeto de sustentabilidade alimentar, onde os alunos apresentaram receitas com cascas de frutas e talos de vegetais. As experiências foram aliadas aos saberes científicos do currículo.
Notícias Mais Recentes
Educação Infantil
Pensamento Matemático fortalece práticas pedagógicas na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Cultura Indígena e Educação Ambiental reúne estudantes e comunidade no Parque Municipal Fazenda do Carmo
Secretaria Municipal de Educação
Festival Paralímpico reúne mais de 2 mil estudantes em atividades esportivas
Diretoria Regional de Educação Butantã
Mais cinco CEUs recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Secretaria Municipal de Educação
SME apresenta experiência do Cardápio Escolar Sustentável em encontro internacional
Relacionadas
Pensamento Matemático fortalece práticas pedagógicas na Educação Infantil
Publicado em: 25/08/2026 4h17 - em Educação Infantil
SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA
Publicado em: 25/08/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Cultura Indígena e Educação Ambiental reúne estudantes e comunidade no Parque Municipal Fazenda do Carmo
Publicado em: 25/08/2026 3h53 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Festival Paralímpico reúne mais de 2 mil estudantes em atividades esportivas
Publicado em: 24/08/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação
Mais cinco CEUs recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Publicado em: 24/08/2026 12h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã