Notícias

Projeto Escritor@s no CIEJA Itaquera

Estudantes jovens e adultos lançam livro “Operári@s da Palavra”

Publicado em: 27/12/2017 14h03 | Atualizado em: 30/11/2020

Desde 2016, estudantes do Centro Integrado de Educação Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera são apresentados aos diversos gêneros literários e incentivados a transformarem as suas produções textuais em livros. Em 2017, os textos desenvolvidos pelos jovens e adultos resultaram em um livro de poesias chamado “Operári@s da Palavra”, lançado neste mês de dezembro.

O projeto de leitura e escrita dos estudantes tem sido desenvolvido pela equipe de professores de Linguagens e Códigos da unidade – André Cardozo, Jussara Quirino, Maria Cristina Monteiro, Rose Zambrini e Sirlene Barbosa. No ano passado, os estudantes trabalharam com memórias literárias. Neste ano, o gênero escolhido foi poema. O título selecionado para o livro, Operári@s da palavra, faz alusão à obra Operários, de Tarsila do Amaral. A capa foi feita a partir de uma fotografia da turma com a tela da pintora como fundo.

O projeto do livro está dentro de um grande projeto da escola chamado “Currículo em Cena”, que envolve outras áreas de conhecimento. Baseado na obra de Sebastião Salgado, também foi desenvolvido um projeto que propôs discussões sobre a situação atual do trabalhador brasileiro, tendo como base imagens de trabalhadores em seu cotidiano, feitas pelo fotógrafo. A partir dessas discussões, fotografias dos estudantes em situação de trabalho foram dispostas nas paredes de uma sala ambientada com objetos de várias profissões.

Os professores do CIEJA Itaquera também desenvolveram um projeto de sustentabilidade alimentar, onde os alunos apresentaram receitas com cascas de frutas e talos de vegetais. As experiências foram aliadas aos saberes científicos do currículo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Portal (5)
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (1)

Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira

Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.615