Notícias

Projeto Escola e Poesia estimula a autonomia na escrita

Sarau com a participação de estudantes e poetas foi realizada na EMEF Professor Carlos Corrêa Mascaro.

Publicado em: 10/11/2017 17h00 | Atualizado em: 30/11/2020

Projeto_escola_poesia_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Carlos Corrêa Mascaro, localizada no Jardim da Conquista, região de São Mateus, com parceria do palestrante e poeta Alex Mauser, realizou o projeto “Escola e Poesia”. Ação proporcionou aos alunos maior autonomia na escrita de poesia e aprimorou os conhecimentos literários.

O projeto foi desenvolvido na sala de leitura, pela professora Célia Maria com estudantes dos 6º, 7º e 8º anos. A partir de rodas de conversa, leitura de poemas, vídeos, declamações e músicas com temas relacionados à discriminação social, preconceitos, racismo e empoderamento feminino os alunos tiveram oportunidade de organizar suas ideias em poemas e apresentar para a turma e em um sarau organizado para o encerramento do projeto.

O Sarau foi realizado dia 24 de outubro de 2017, na quadra externa da unidade escolar. Escola, comunidade e convidados especiais assistiram ao evento. Poemas autorais e músicas foram apresentados pelos alunos. Os escritores Lucas Afonso, Daniel GTR e Deusa Poetisa também estiveram presentes no Sarau apresentando seus poemas. O Filósofo Vladimir Rodrigues participou do evento com a realização de uma palestra que abordou os temas: respeito, preconceito social, discriminação e racismo. O rapper e poeta Rincon Sapiência também marcou presença e encerrou o evento com uma das suas músicas.

“Estimular os alunos a criar poesias, refletir sobre a sociedade atual e acreditar em seus sonhos são fontes de conquista e a escola tem um papel importante ao acreditar na capacidade dos alunos e, principalmente em acreditar em um mundo melhor”, comemora a Professora Celia, ao enfatizar que projetos como esse são importantes e os resultados trazem entusiasmo a toda comunidade escolar.

Acesse as galerias de imagens da escola. 

Galeria I     –     Galeria II     –     Galeria III

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427