Notícias

Projeto “Encontros e Encantos com a Natureza” no CEI Jardim Vila Carrão

Iniciativa promove vivências com a natureza e a exploração de novos espaços dentro e fora da escola

Publicado em: 08/12/2017 17h46 | Atualizado em: 30/11/2020

encantos_740_X_430.jpg

Neste ano de 2017, a turma do Mini-Grupo II B (MGII B) do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Vila Carrão, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, teve a oportunidade de vivenciar ricas interações com os elementos da natureza. A partir dos questionamentos e curiosidades das crianças em relação a uma árvore situada no parque, nasceu o projeto “Encontros e encantos com a natureza”.

“Ao questionarem sobre os coquinhos da árvore do parque, nos sentimos provocados a pesquisar. Descobrimos, por exemplo, que esta árvore se chama Jerivá. Expandimos então a outras plantas, árvores e elementos da natureza que temos em nosso espaço.”, explica a Profª Angela, regente da turma, que contou com apoio de Fátima Morales Sanches, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.

O projeto compreendeu diversas linguagens e campos de experiências, promovendo vivências enriquecedoras para a rotina das crianças por meio de produções artísticas, leituras, exploração de novos espaços dentro e fora da escola, confecção de caixa da natureza que foi enviada para um CEI de outra cidade, entre outros momentos. “O que percebo de mais relevante em relação a esse projeto é poder constatar diariamente o quanto as crianças do MGII B possuem esta postura investigativa, de curiosidade e encantamento com as pequenas coisas do dia a dia”, observa Ellen Cristina Soares Guerreiro, coordenadora pedagógica da unidade.

Atualmente, o grupo está na expectativa da transformação de duas lagartas, o Kiko e a Florinda, que estão em seus casulos e em breve se transformarão em lindas borboletas. Orientando-se pelo olhar das crianças, o projeto proporcionou novas buscas, pesquisas e aprendizados que contribuíram para vivências significativas às crianças. “A natureza é importante para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. Ver nossas crianças brincando na natureza com entusiasmo e alegria é inspirador”, finaliza a diretora Maritelma de Siqueira.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.434