Notícias

Projeto de educação socioemocional na EMEF Professor Antônio Duarte de Almeida

Atividades resultam de parceria entre escola e instituições e estão alinhadas ao Currículo da Cidade

Publicado em: 21/11/2018 15h47 | Atualizado em: 30/11/2020

6.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Antônio Duarte de Almeida, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, com o Instituto Lótus e a Nuvem9Brasil, desenvolve desde agosto deste ano um projeto de educação socioemocional com seus alunos do primeiro ao nono ano.

As iniciativas propostas consistem na leitura, em conjunto com professores, de materiais fornecidos pela Nuvem9Brasil. Depois, por meio de ações práticas como a elaboração de cartazes sobre valores sociais, os alunos discutem entre si o que aprenderam sobre os temas trabalhados.

José Silveira, diretor da escola, relata que a prática já vem surtindo efeito entre os alunos, pois a convivência entre eles é baseada em muito respeito e companheirismo. “Nossa preocupação é também com a formação de um cidadão que tenha conhecimento dos valores que nos constituem como seres humanos”, ressalta José.

As atividades estão alinhadas ao Currículo da Cidade. O novo Currículo para as escolas municipais contempla, além da parte de conteúdo, as habilidades conhecidas como socioemocionais, que incluem criatividade, empatia, autonomia, pensamento crítico e resolução de problemas. Definidas como Saberes, são nove as competências trabalhadas nas diversas áreas de conhecimento. Por exemplo, ao descrever o saber “empatia e colaboração”, o documento orienta a “trabalhar em grupo, criar, pactuar e respeitar princípios de convivência, solucionar conflitos, desenvolver a tolerância à frustração e promover a cultura da paz”.

Confira fotos do projeto clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212