Notícias
Projeto da EMEF Pracinhas da FEB se transforma em exposição fotográfica
“Nós: entrelaces entre o mundo e o eu” trabalhou a representatividade
Publicado em: 25/11/2016 15h48 | Atualizado em: 30/11/2020Durante este ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pracinhas da FEB, desenvolveu o Projeto Especial de Ação (PEA), “Nós: entrelaces entre o mundo e o eu”. O trabalho realizado pela unidade escolar da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Campo Limpo transformou o resultado final em uma exposição fotográfica nos Centros Educacionais Unificados Guarapiranga e Casa Blanca.
Com fotografias e frases de 40 pessoas ligadas à escola, o objetivo era fazer uma prática que exaltasse o poder da representatividade. “Tudo isso é a cara do Pracinhas. Nosso objetivo é mostrar a pluralidade que o Pracinhas é”, conta Nilce Nascimento, Coordenadora Pedagógica da EMEF. Para ela, o projeto foi uma prática de justiça social, que fez os envolvidos compreendessem seus direitos e que todos exercessem a coletividade.
Inspirado em um projeto semelhante desenvolvido no Rio de Janeiro, a EMEF Pracinhas fez questão de deixar sua marca original. “Tivemos contato com esse trabalho do Rio, mas ampliamos a ideia para atingir todo o coletivo da nossa escola”, declara a Coordenadora Pedagógica. Além disso, Nilce conta que, ao contrário do trabalho carioca, que só tinha imagens e fotos dos alunos da escola, o Pracinhas decidiu ir além, convidando pais, professores e funcionários também.
Nilce explicou que após a sessão de fotos com um fotógrafo profissional e o desenvolvimento de algumas atividades com os envolvidos, tais como textos que falassem mais sobre si mesmos e a escolha de uma frase que representasse sua personalidade, todo material foi reunido para a elaboração de uma exposição com os resultados. Segundo ela, a intenção era impactar e transformar os participantes do projeto. “A pessoa que está ali, e sofreu algum tipo de preconceito, se sente representada, se sente empoderada de estar ali”, completou a coordenadora.
Depois de dois meses sendo exposta na própria EMEF Pracinhas, a exposição ficou no CEU Guarapiranga até o dia 25 de novembro. Agora, o novo destino da mostra do projeto Nós será o CEU Casa Blanca, onde ficará do dia 1 a 11 de dezembro aberta para todo o público.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Podcast “Adolescências em Pauta” discute saúde da população negra com foco na juventude
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho promove Show de Talentos
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Segunda Festa Literária do CEI Ass. Social Vicentina Velasco celebra os “Encantos de Cordel” com presença de autores infantis e Sarau
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro
Bom de Prova
Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos
CEU e COCEU
Outubro reúne apresentações culturais em CEUs de São Paulo
Relacionadas

Podcast “Adolescências em Pauta” discute saúde da população negra com foco na juventude
Publicado em: 13/10/2025 6h37 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Irineu Marinho promove Show de Talentos
Publicado em: 13/10/2025 6h06 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Segunda Festa Literária do CEI Ass. Social Vicentina Velasco celebra os “Encantos de Cordel” com presença de autores infantis e Sarau
Publicado em: 13/10/2025 6h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro
Publicado em: 13/10/2025 1h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos
Publicado em: 10/10/2025 6h28 - em Bom de Prova