Notícias

Projeto da EMEF Pracinhas da FEB se transforma em exposição fotográfica

“Nós: entrelaces entre o mundo e o eu” trabalhou a representatividade

Publicado em: 25/11/2016 15h48 | Atualizado em: 30/11/2020

pracinhas_da_FEB_740_x_430.jpg

Durante este ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pracinhas da FEB, desenvolveu o Projeto Especial de Ação (PEA), “Nós: entrelaces entre o mundo e o eu”. O trabalho realizado pela unidade escolar da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Campo Limpo transformou o resultado final em uma exposição fotográfica nos Centros Educacionais Unificados Guarapiranga e Casa Blanca.

Com fotografias e frases de 40 pessoas ligadas à escola, o objetivo era fazer uma prática que exaltasse o poder da representatividade. “Tudo isso é a cara do Pracinhas. Nosso objetivo é mostrar a pluralidade que o Pracinhas é”, conta Nilce Nascimento, Coordenadora Pedagógica da EMEF. Para ela, o projeto foi uma prática de justiça social, que fez os envolvidos compreendessem seus direitos e que todos exercessem a coletividade.

Inspirado em um projeto semelhante desenvolvido no Rio de Janeiro, a EMEF Pracinhas fez questão de deixar sua marca original. “Tivemos contato com esse trabalho do Rio, mas ampliamos a ideia para atingir todo o coletivo da nossa escola”, declara a Coordenadora Pedagógica. Além disso, Nilce conta que, ao contrário do trabalho carioca, que só tinha imagens e fotos dos alunos da escola, o Pracinhas decidiu ir além, convidando pais, professores e funcionários também.

Nilce explicou que após a sessão de fotos com um fotógrafo profissional e o desenvolvimento de algumas atividades com os envolvidos, tais como textos que falassem mais sobre si mesmos e a escolha de uma frase que representasse sua personalidade, todo material foi reunido para a elaboração de uma exposição com os resultados. Segundo ela, a intenção era impactar e transformar os participantes do projeto. “A pessoa que está ali, e sofreu algum tipo de preconceito, se sente representada, se sente empoderada de estar ali”, completou a coordenadora.

Depois de dois meses sendo exposta na própria EMEF Pracinhas, a exposição ficou no CEU Guarapiranga até o dia 25 de novembro. Agora, o novo destino da mostra do projeto Nós será o CEU Casa Blanca, onde ficará do dia 1 a 11 de dezembro aberta para todo o público.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia com os vencedores do Premia Sampa 2026 no palco. Eles seguram certificados. Ao fundo, telão com a projeção da logomarca do

Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026 

Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (24)

Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal

Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.669