Notícias
Projeto da EMEF Carlos Francisco Gaspar ensina inglês por meio de músicas
Iniciativa tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse em uma nova língua.
Publicado em: 28/03/2017 16h49 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve desde o segundo semestre de 2016 o projeto Inglês com Música. A atividade tem o objetivo de utilizar canções estrangeiras para despertar nos alunos o interesse em conhecer uma nova língua.
De acordo com a Professora de Inglês e responsável por coordenar o projeto, Dora Célia Loiola, a ideia de realizar o projeto surgiu no segundo semestre de 2016. A intensão era utilizar músicas para chamar mais a atenção dos estudantes para as aulas. “A escolha dessa arte aconteceu pelo fato dela ser uma ferramenta de descontração e, ao mesmo tempo, rica em conteúdo”, completa.
A iniciativa atualmente conta com 20 alunos. Para Dora, a iniciativa é uma forma de trabalhar o protagonismo e despertar os alunos para o conhecimento de uma língua estrangeira inserida no contexto social de forma relevante.
Apesar de ainda ser um projeto recente, Dora diz que é possível identificar alguns resultados positivos como, por exemplo, o fato dos estudantes do projeto compartilharem com os demais da escola o conteúdo aprendido nos encontros. Além disso, a Professora também diz que outras atividades começaram a ser desenvolvidas a partir da iniciativa. “No fim do ano passado, tivemos uma apresentação no formato de coral para a comunidade, que adorou”, destaca.
Como funciona o projeto – O Inglês com Música acontece em três dias na semana. Em cada um deles, os alunos falam sobre suas preferências musicais e, a partir disso, são selecionadas algumas músicas para estudo. Com elas escolhidas, são apresentados vídeos destas canções duas vezes, sendo uma sem legenda e outra com.
A letra da música é apresentada aos alunos de forma impressa e, em pares, os estudantes localizam e fazem a tradução das palavras que já conhecem. Posteriormente, são trabalhadas pela Professora as palavras chaves (key words) e cognatas (transparents). O aluno que escolheu a música tem uma atividade extra: fazer um breve relato da biografia do compositor, cantor ou banda.
Durante a aula, a música trabalhada e outras são tocadas. Feito todo esse exercício, os jovens são questionados sobre qual é o tema da letra da música. “A intenção é que, conforme o projeto for avançando e os alunos estiverem mais familiarizados, também sejam realizadas atividades que ajudem no desenvolvimento da pronúncia como, por exemplo, um karaokê”, completa Dora.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME organiza ações para o junho migrante em escolas
Secretaria Municipal de Educação
Gabinete Integrado de Proteção Escolar fortalece a segurança e o bem-estar nas escolas da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Crianças do CEI Maria Beatriz Nascimento visita a Arena Corinthians
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME divulga classificação para Analista de Educação Física dos CEUs
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEUs recebem Festival Paralímpico com o apoio do Comitê Paralímpico
Relacionadas

CEUs recebem Festival Paralímpico com o apoio do Comitê Paralímpico
Publicado em: 13/06/2025 9h48 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Saiba como garantir a entrega do benefício do Leve Leite
Publicado em: 12/06/2025 1h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem celebra 20 anos com Festival no Museu Catavento
Publicado em: 12/06/2025 10h38 - em Educomunicação

Inscrições abertas para o Projeto Estudantes em Ação
Publicado em: 12/06/2025 9h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Coro Lírico Municipal faz concerto gratuito no CEU Campo Limpo
Publicado em: 12/06/2025 9h12 - em CEU e COCEU