Notícias
Projeto Convívio Musical na EMEF Geny Maria Pussinelli
Iniciativa tem o objetivo de fomentar o protagonismo estudantil e colocar os alunos em contato com instrumentos musicais
Publicado em: 12/04/2017 16h17 | Atualizado em: 30/11/2020
A ideia de trabalhar a música com os alunos surgiu em 2013, conta a Professora de Inglês e Sala de Leitura, Rosemeire Assunção. Segundo ela, o primeiro projeto que tinha essa intenção foi o do Coral. Esta iniciativa, no entanto, se limitava à voz e à realização de treinos e ensaios para apresentações em datas comemorativas. “Durante os encontros, percebemos a necessidade de introduzir alguns instrumentos para desenvolver a memória, coordenação motora, socialização, audição e disciplina dos alunos. Foi assim que surgiu, em 2016, o Convívio Musical”, conta Rosimeire. “Nossos encontros sempre começam com uma aula expositiva, que explica a importância da música. Em seguida, são apresentadas algumas canções aos alunos para exemplificar e sonorizar o que foi dito nesta primeira parte”, explica a Professora.
É nessa segunda parte também que a Professora entrega aos alunos os violões e os pandeiros para eles tentarem acompanhar a música que está tocando. Durante as reuniões são promovidos exercícios rítmicos, de acordes maiores e menores e de toques no pandeiro. “Também entregamos para eles folhas com cifras de violões para ensiná-los essa linguagem e utilizamos videoaulas sobre os instrumentos”, completa.
O Convívio Musical conta atualmente com a participação de aproximadamente 95 alunos do 1º ao 7º ano da Unidade e os atendimentos ocorrem ao longo da semana, nos períodos da manhã e da tarde. A Professora diz que, neste ano, aumentou a procura, por parte dos estudantes maiores, pelo aprendizado sobre a prática de algum dos instrumentos. “A ideia do convívio é para eles terem acesso à música. Alguns demonstram tanto interesse que até compram seu próprio violão. Outros gostam apenas de pegar os instrumentos e ouvir o som feito por eles”, explica.
De acordo com a Educadora, os alunos gostam do projeto e alguns já conseguem tocar alguns acordes. Em outros, a atividade está ajudando a elevar a autoestima e melhorar a concentração durante as aulas. “Não são só elas que gostam da iniciativa. O conselho da escola tem aprovado o projeto por reconhecer o seu valor. Alguns professores e outros funcionários, em momentos livres, sempre vão dar uma espiada e dizem querer aprender”, comemora Rosemeire.
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
CEU e COCEU
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Bom de Prova
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho intensifica preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Relacionadas
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Publicado em: 30/10/2025 11h53 - em Bom de Prova
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Publicado em: 30/10/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Publicado em: 30/10/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
Publicado em: 29/10/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Publicado em: 29/10/2025 10h09 - em CEU e COCEU