Notícias
Projeto Consciência Negra na EMEF Ayrton Oliveira
Objetivo do projeto é mostrar aos estudantes a importância da história africana
Publicado em: 29/11/2017 18h14 | Atualizado em: 30/11/2020A EMEF Ayrton Oliveira, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro – DRE CS, realizou nos dias 16 e 17 de novembro, quinta e sexta-feira, o Projeto “Consciência Negra”. A iniciativa teve o objetivo de refletir sobre a importância de garantir a todos os estudantes o conhecimento sobre a história africana.
“Consideramos que se de fato estamos na construção de uma sociedade democrática, é necessário o reconhecimento da história da cultura africana não somente nas contribuições, mas também na constituição efetiva da nação brasileira. Dessa forma, desconstruímos a visão de que existe uma história única construída a partir de uma cultura hegemônica e refletimos sobre a construção de uma nova postura crítica frente à História do Brasil e do Mundo”, explica o professor David Aguiar, um dos professores responsáveis pelo projeto.
Por meio do conhecimento da cultura africana, a Unidade Educacional debateu os estereótipos que ainda existem sobre o continente africano e aproximou a história aos estudantes, explicando sobre o preconceito e os problemas que isso causa na sociedade.
A diretora Alcina Carvalho discutiu sobre a necessidade de institucionalizar uma política pública de “educação racial e de superação do racismo, garantindo a construção do direito social à vida e à dignidade humana”.
As coordenadoras da EMEF, Michele Aparecida e Juliana Araújo, debateram junto com professores e estudantes sobre a importância da história africana, que, normalmente, não é discutida com muita frequência.
Os professores Rafael Campolongo e Sérgio Ricardo resgataram, junto com os estudantes, a origem do jogo de Mancala e proporcionaram o desenvolvimento do raciocínio lógico sobre a Consciência Negra.
Segundo o documento do projeto, feito pela equipe da EMEF, “os professores da EMEF Ayrton desenvolveram atividades em sala de aula a partir da diversidade e multiplicidade que existe no cotidiano, tendo como princípio a construção de uma sociedade que se engaja no respeito, na convivência e no diálogo”.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação
Secretaria Municipal de Educação
Neste ano cidade de São Paulo completa 50 escolas municipalizadas em ação inédita na Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal de São Paulo são finalistas no Prêmio Professor Porvir
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisa Inédita: 91% dos estudantes acreditam que os Grêmios Estudantis promovem transformações positivas nas escolas da Rede Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Crianças e adolescentes do Recreio nas Férias exploram parques e viveiros municipais de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
DREs divulgam as classificações definitivas de candidatos
Relacionadas
SME nomeia 153 ATEs
Publicado em: 04/11/2015 4h32 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
“Minas Programam” no CEU Parelheiros
Publicado em: 04/11/2015 3h09 - em CEU e COCEU
Vunesp divulga locais de realização das provas dos concursos
Publicado em: 04/11/2015 12h56 - em Educadores
2º Casamento Comunitário no CEU São Mateus
Publicado em: 03/11/2015 2h36 - em CEU e COCEU
SME publica resultado de recursos interpostos para concursos de Acesso
Publicado em: 03/11/2015 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação