Notícias

Projeto Chegadas e Partidas

Estudos interdisciplinares sobre migração e diversidade cultural brasileira com alunos de EJA da EMEF Des. Arthur Whitaker

Publicado em: 07/08/2017 14h40 | Atualizado em: 30/11/2020

Projeto_Chegadas_e_Partidas_740_x_430.jpg

Para promover uma maior aproximação entre os estudantes jovens e os com mais idade nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Arthur Whitaker, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, passou a pesquisar temas que pudessem ajudar na integração. A partir de conversas, eles observaram que uma parcela significativa dos estudantes adultos é migrante, vinda de variadas partes do Brasil e que, embora a maioria dos estudantes jovens tenha nascido na cidade de São Paulo, seus pais também são oriundos de outros locais do país. Sendo assim, a temática Migração mostrou-se adequada e foi implementado o Projeto “Chegadas e Partidas: Estudos interdisciplinares sobre migração e diversidade cultural brasileira”.

Os responsáveis pelo projeto foram a Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL) Sônia Naufal e o Professor Orientador de Informática Educativa (POIE) José Gomes , com o apoio da direção, da coordenação pedagógica e dos professores de Geografia, Língua Inglesa, Ciências e Matemática.

Foi priorizado o contato dos estudantes com diversos gêneros textuais envolvendo o tema, como questionários, cujos dados foram tabulados na Sala de Informática, curtas e documentários exibidos na Sala de Leitura e discussão de textos informativos, relatos, diários e poemas.

Segundo os alunos Guilherme, Alexandre e Suede, do 4º Termo (correspondente ao 8º e 9º ano do Ensino Fundamental), foi muito bom estudar sobre migração, com o projeto foi possível conhecer as regiões e lembrar nossos antepassados. “Aprendemos sobre nossas origens, as culinárias das regiões, os temperos, os tipos de língua e que a busca de trabalho e de uma vida melhor são assuntos comuns de todos nós”.

A aluna Gilvânia, do 3º Termo (correspondente ao 6º e 7º ano do Ensino Fundamental) disse que “foi um ótimo aprendizado e muito boa a experiência de estudar sobre imigração e emigração, falar sobre minhas origens, meus pais, meus avós e ouvir os colegas falarem sobre seus familiares e suas histórias de vida. Além disso, me identifiquei muito com esse projeto por que eu também sou emigrante por conta das oportunidades de trabalho”.

Para finalizar o trabalho, foi feito um painel a partir dos dados tabulados, com a adição de imagens de danças, festas e culinárias típicas das regiões do Brasil, materiais esses pesquisados na Sala de Informática. Além disso, houve um momento de confraternização no dia 28 de junho, com um jantar coletivo de comidas típicas e música regional nordestina.

“Pela importância da temática, entendemos ser necessário prosseguir como projeto no próximo semestre”, afirmou a professora Sônia Naufal.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301