Notícias
Projeto “Cara e Cor do Brasil” na EMEI Aristides Nogueira
Iniciativa trabalha temática étnico-racial com as crianças por meio de atividades como leitura, teatro e produção de painéis.
Publicado em: 17/11/2016 15h39 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Doutor Aristides Nogueira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, promove entre os alunos da unidade o projeto “Cara e Cor do Brasil”. A iniciativa começou a ser desenvolvida neste ano de 2016 e tem o objetivo de colocar às crianças em contato com a diversidade cultural do país e trabalhar a valorização e o respeito às pessoas negras, indígenas e imigrantes.
Atualmente a EMEI Aristides Nogueira conta com 420 alunos e todos participam do projeto. Janaína Martins é Assistente de Diretor na unidade e, segundo ela, a temática étnico-racial já foi trabalhada pela escola em anos anteriores. Em 2016, com a iniciativa, a questão começou a ser abordada de uma forma mais sistematizada na prática pedagógica com os alunos.
O objetivo do projeto “Cara e Cor do Brasil” é promover entre as crianças situações de valorização e respeito às pessoas negras, indígenas e imigrantes. Para isso são promovidas atividades como leituras, teatros, rodas de conversa e produções de vídeos e painéis que abordam a diversidade étnico-racial e o respeito às diferenças. “A nossa intenção é envolver o tema em todas as linguagens infantis”, completa Janaína. Uma vez por mês também são realizadas leituras simultâneas envolvendo todas as turmas.
A iniciativa, no entanto, não fica restrita aos pequenos e também desenvolve atividades para professores e familiares: uma palestra setembro sobre o Samba Paulista e sua trajetória desde a diáspora africana até os dias atuais foi organizada para os professores e teve como orador o sambista e sociólogo Tadeu Kaçula. Já no Dia da Família na Escola, realizado em agosto, houve contação de histórias e oficinas de bonecas abayomis para os pais e responsáveis dos alunos.
O projeto “Cara e Cor do Brasil” atua também na ampliação do repertório cultural das crianças e na construção de relações e processos de identificação mais democráticos. Para isso são apresentados filmes e brinquedos de personagens com os quais eles possam ter uma maior identificação e que contribuam com o progresso da autoestima na construção da identidade das crianças.
Segundo Janaína, já é possível perceber nas crianças os resultados positivos proporcionados pelo projeto como, por exemplo, a melhora nas relações interpessoais e o maior respeito às diferenças e particularidades do outro. “O projeto tem contribuído no processo formativo de todos os envolvidos. Crianças, familiares e servidores da EMEI desenvolveram um olhar mais sensível às questões cotidianas que antes talvez passassem despercebidas”, destaca.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Relacionadas
CEU São Rafael – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h15 - em CEU e COCEU
O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
Publicado em: 27/08/2015 11h11 - em Educação Infantil
Assembleia para eleição de novos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar
Publicado em: 04/08/2015 11h44 - em Conselho de alimentação escolar CAE
Aula inaugural da UAB no CEU Parque Bristol
Publicado em: 18/06/2015 5h07 - em CEU e COCEU
Biblioteca Pedagógica Profª Alaíde Bueno Rodrigues completa 35 anos
Publicado em: 08/06/2015 9h44 - em Acervo