Notícias

EMEF Sud Mennucci promove Dia da Cultura Afro

Evento destacou elementos da tradição africana que fazem parte da identidade brasileira, valorizando a cultura local

Publicado em: 21/12/2015 15h43 | Atualizado em: 30/11/2020

cultura_afro_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe da Imprensa Jovem da EMEF Sud Menucci – Gabrielli Faustino, Sabrina Lima, Stefanie Nascimento e Bruna dos Santos.

No dia 19 de novembro, aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sud Mennucci, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, o Dia da Cultura Afro. A equipe gestora, juntamente com os professores, planejou o evento com o objetivo de promover ações de reflexão e conscientização dos alunos e da comunidade sobre nossa formação histórica e cultural, reconhecendo e valorizando a contribuição dos povos de origem africana.

Uma das primeiras apresentações mostrou um clássico da literatura infantil: “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, preparada pelos alunos do 1º ano B, com a orientação das professoras Iraildes e Eliana Padoan.

Em seguida, houve apresentações de dança preparadas por todas as turmas do 1º ao 6º ano, que foram intercaladas por dois momentos de contação de histórias. O primeiro voltado para os alunos do Ciclo de Alfabetização e o segundo para os Ciclos Interdisciplinar e Autoral. As contações de histórias foram feitas pelo grupo Tunpe Koja Tite – Filhos de Kaya, com interação do público e até jogo de capoeira.

Não podemos deixar de destacar as alunas do 9º ano, ensaiadas pelas professoras Gilmara e Michelle, que dançaram a música “Waka Waka”, da cantora Shakira e um espetacular desfile com trajes típicos africanos, sob orientação da professora de Arte Mariam Assem.

A comunidade compareceu em peso e, inclusive, o Dirigente Regional de Educação de São Miguel Paulista, Sr. Manoel Romão, veio prestigiar o evento.

Toda a equipe escolar se mobilizou, os professores se envolveram bastante com as atividades. Tudo foi preparado com muito carinho e ficou belíssimo. A turma da EJA preparou uma sala com objetos e um cenário que permitiu ao visitante viajar na história.

Para finalizar o evento, tivemos a honra de receber a escola de Samba da nossa região, Unidos de Santa Bárbara, que fez todo mundo cair no samba.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração de uma jovem negra que é personagem da Revista Jovenilda e sua turma
fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
Fachada de uma Escola Tecnica Estadual - Etec

Aluno da EMEF Coelho Neto conquista primeiro lugar em curso da ETEC São Mateus

Publicado em: 27/01/2023 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças da Emebs Lucie Bray fazendo pintura em plástico transparente. Uma professora os auxilia
fotografia de auditório com aReunião De Planejamento

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.310