Notícias
Projeto Canto Coral: protagonismo juvenil e cultura em escola da zona leste
Iniciativa contribui para o desenvolvimento da socialização e da expressão corporal dos alunos.
Publicado em: 28/06/2016 16h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Duas vezes por semana, os alunos do projeto Canto Coral, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Conjunto Habitacional Barro Branco II C, situada na Cidade Tiradentes, extremo leste da capital e pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, participam dos ensaios do Coral BB2C, como é conhecido na região.
O projeto surgiu em meados de 2014 dentro do Programa Mais Educação e hoje está consolidado como um projeto da unidade educacional. Regido pelo professor Igor Fernando, um apaixonado por música que, sempre quando pode, usa essa paixão para contextualizar suas aulas, o grupo é composto por alunos e ex-alunos da escola.

“Queremos, com o projeto, desenvolver a criatividade, proporcionar um ambiente de cultura e potencializar o protagonismo dos alunos através do coral cênico, utilizando música, dança e teatro ao mesmo tempo”, afirmou o professor Igor. “Durante os ensaios, trabalhamos aquecimento vocal, alongamento para o trabalho de cenas, expressão corporal, mímicas, oratória”, concluiu.
A diretora da unidade, Valéria Ferraz Monteiro de Oliveira, explica que o projeto é oferecido a todos os alunos e reforça a participação de ex-alunos que pediram para continuar no projeto. “Nós observamos mudanças no comportamento dos participantes e um maior comprometimento com os estudos” explicou. “Outro benefício do projeto é a ampliação do repertório dessas crianças”, observou Valéria.
O trabalho com musicalidade e expressões artísticas, além de desenvolver a sensibilidade, ajuda a disciplinar corpo e mente. Os alunos aprendem a socializar, pois, como os ensaios são coletivos, há necessidade de conviver e ouvir o outro para que haja plena harmonia musical.

Com o sucesso do trabalho desenvolvido, o grupo tem sido convidado para se apresentar em outras unidades e em eventos externos como, por exemplo, as apresentações realizadas na Câmara Municipal da cidade de São Paulo, na região central. “O Coral é apenas uma parte de tudo o que nossa escola tem desenvolvido ao longo dos anos”, explica o professor.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME firma termo de intenção com a Comgás para modernizar infraestrutura escolar e melhorar o uso de energia sustentável
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito
Secretaria Municipal de Educação
Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda
Secretaria Municipal de Educação
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Relacionadas
Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal
Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU
SME firma termo de intenção com a Comgás para modernizar infraestrutura escolar e melhorar o uso de energia sustentável
Publicado em: 10/04/2026 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação
SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito
Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis
Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda
Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga