Notícias

Projeto “Brincar Juntos” promove interação entre alunos da EMEI Rio Branco e da EMEF Joaquim Bento

Iniciativa incentiva a troca de vivências e saberes para estudantes e educadores

Publicado em: 14/12/2016 16h07 | Atualizado em: 30/11/2020
Projeto Brincar Juntos_740x430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Barão do Rio Branco e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Joaquim Bento Alves de Lima Neto, ambas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, começaram a promover em conjunto o projeto “Brincar Juntos”. A iniciativa começou em 2016 e tem como objetivos incentivar a troca de vivências e saberes entre as crianças.

Segundo Carla Souza, Coordenadora Pedagógica da EMEI Rio Branco, o projeto surgiu a partir da necessidade de integrar os currículos e conhecer o trabalho desenvolvido nas duas unidades. “Começamos a pensar juntos em uma atividade que contribuísse com o desenvolvimento da criança, considerando seu percurso, individualidades e experiências vivenciadas na Educação Infantil e que devem ser levadas em conta no Ensino Fundamental”, explicou. O projeto “Brincar Juntos” foi a sugestão devido a proximidade entre as escolas, fato que tornaria o deslocamento de uma unidade para outra e a troca de experiências mais fácil.

No “Brincar Juntos”, os estudantes do ciclo de alfabetização da EMEF vão até a EMEI em um dia previamente combinado para brincar com os alunos menores. As brincadeiras ocorrem no parque e no pátio da unidade e são disponibilizados às crianças materiais como cordas, bambolês, bolas e cones. A ideia, segundo Carla, é estimular os pequenos a propor e criar brincadeiras, incentivando assim o protagonismo infantil e trabalhando o ato do brincar como principal forma de expressão e compreensão do mundo.

De acordo com a Coordenadora, as crianças da EMEI ficam ansiosas esperando o dia de visita dos alunos da EMEF. Quando o dia chega, são os próprios estudantes que apresentam os espaços da escola. “O diálogo entre as duas unidades, no entanto, não é de algo novo. Ele já vem acontecendo desde 2014 por meio de outros projetos como, por exemplo, o de leitura compartilhada”, destaca Carla.

Carla afirma que os encontros estão proporcionando resultados positivos. Para ela, receber outros alunos na escola promove experiências de trocas de vivências e saberes e dá às crianças a oportunidade de serem autônomas e responsáveis por receber e cuidar do outro. “A troca entre os professores também é muito significativa, pois estas visitas dão a possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo outro, bem como as dificuldades, os desafios e soluções encontradas no dia a dia”, destaca.

Confira a galeria de imagens do projeto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Sisu do 2º semestre do ano está com as inscrições abertas

Publicado em: 28/06/2022 3h28 - em Secretaria Municipal de Educação

A imagem retrata uma ave branca feita de papel onde suas asas estão ligadas a um prendedor de roupas, de forma que ao abrir e fechar o prendedor, as asas da ave se movimentam.

Jam Virtual

Publicado em: 27/06/2022 3h39 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

A imagem tem um fundo verde com seis pessoas de costas admirando o globo terrestre acima delas

Educação Presente para o Futuro

Publicado em: 27/06/2022 3h39 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Informativo sobre o 4° Encontro Formativo dos Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil da DRE São Mateus com a presença da Professora Dra. Bruna Ribeiro, que assessorou a Divisão da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação por mais de 7 anos, discutindo sobre a Pedagogia das Miudezas tendo a escuta como matéria prima e princípio do Currículo da Cidade: Educação Infantil.

Pedagogia das Miudezas com Bruna Ribeiro

Publicado em: 27/06/2022 3h38 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Parlamento Jovem

SME lança Programa de Gestão Documental em parceria com Secretaria de Gestão

Publicado em: 24/06/2022 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 237 238 239 240 241 1.493