Notícias

Projeto “Aula Pública” da EMEF Duque de Caxias leva estudantes ao Largo do Paissandú

Iniciativa promove debate sobre questões relativas às ocupações de moradias no Centro de São Paulo

Publicado em: 10/07/2018 16h38 | Atualizado em: 30/11/2020

aula_publica_EMEF_duque_740_x_430.jpg

Com o tema “Largo do Paissandu, passando pelas ocupações do centro da cidade”, a aula pública “Moradia, ocupações e política habitacional” aconteceu no Largo do Paissandu no dia 26 de junho com os estudantes dos 8ºs e 9ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga.

A ideia surgiu a pedido dos alunos durante as aulas teóricas, em sala de aula, do professor de geografia Paulo Magalhães. A vontade dos alunos levou o professor Paulo a discutir questões relativas aos problemas de moradias insalubres no Bairro do Glicério, assim como à queda do prédio Wilton Paes de Almeida, ocorrida no dia 1º de maio deste ano, que se localizava no Largo do Paissandu.

Ele comentou que houve toda uma contextualização sobre o prédio. “Contamos um pouco da sua história até chegar à sua triste situação de abandono nos anos seguintes e à sua ocupação pelos movimentos de moradia”, observou o professor.

Além do professor Paulo, as professoras Joyce Santos, Fabiana Castro e Viviane Rocha e o professor Reginaldo Viana, dos 4ºs e 5ºs anos, colaboraram com a realização da aula, que também contou com a presença da professora de artes, Fernanda Hengler, e do professor de inglês, Nilson Yassuo.

“Durante o trajeto a pé aproveitamos para conhecer o prédio da Prefeitura de São Paulo e o Prédio do Shopping Light, onde narramos um pouco de suas histórias. Hoje, nossos alunos se apropriaram da Aula Pública, ocupando o espaço e respeitando-o”, relata Paulo Magalhães.

Confira as fotos da aula aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283