Notícias

Projeto Alimentação Saudável e Qualidade de Vida

EMEI desenvolve projeto intersecretarial que tem como objetivo a prevenção e a redução de desvios nutricionais.

Publicado em: 08/02/2017 15h20 | Atualizado em: 30/11/2020
projeto_alimentacao_saudavel_qualidade_de_vida_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Montese, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, está desenvolvendo o projeto “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida” com a participação de toda a comunidade escolar. A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) centrada no trabalho articulado e integrado entre as Secretarias Municipais de Educação e da Saúde. O intuito geral é promover hábitos saudáveis visando à prevenção e a redução de alunos que apresentam desvios nutricionais na Unidade Educacional, além de sensibilizar os pais e responsáveis da importância de uma alimentação saudável com qualidade de vida.

O projeto surgiu da Avaliação Antropométrica, realizada na escola, em 2016, pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Neusa Rosália Morales, que determinou as crianças com os desvios nutricionais e da necessidade de estabelecer uma sistemática de tratamento com nutricionistas especializados para as crianças e seus familiares. Os desdobramentos do projeto em atividades lúdicas e oficinas com os pais foram construídas ao longo do processo de implementação.

Entre as atividades realizadas na escola destacam-se a apresentação do cardápio de refeições in natura em sala de aula, para que os alunos conheçam os alimentos que muitas vezes já estão processados, o questionário “Conhecendo a alimentação do aluno em casa e na escola” dirigido aos pais e responsáveis, a implantação do autosserviço durante os horários de refeições fortalecendo a autonomia dos educandos e as oficinas realizadas no Dia da Família, onde pais e alunos construíram conjuntamente uma mini horta e experimentaram sucos naturais de diversos sabores.

Além dos educadores da EMEI Montese, o projeto conta com o envolvimento dos profissionais da DRE Ipiranga (DICEU e Supervisão Escolar), da UBS Neusa Rosália Morales e da UBS Moinho Velho II, do Programa de Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), das nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação, do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) Vila Mariana, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Distrito de Saúde Ipiranga.

Veja uma Galeria de Imagens da EMEI.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300