Notícias

Projeto Africanidade na EMEI Castro Alves

Evento contou com leitura de histórias, bate papo e documentário

Publicado em: 29/11/2017 18h16 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_africanidade_castro_alves_740_x_430.jpg

Crianças, pais e responsáveis da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Castro Alves, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS), participaram do evento Étnico-Racial, no dia 25 de novembro, sábado. A iniciativa integra o Projeto Africanidade e a programação do Novembro Negro.

Neste dia, aconteceu uma demonstração de capoeira do grupo “Raiz da Arte”, que interagiu com as crianças e as famílias.
Cristiane Rosa, autora do livro e documentário “Eu quero ouvir Maria”, que trata sobre as dificuldades de ser negra, apresentou para o público o seu documentário e fez um bate-papo com os presentes.

Para complementar o evento, a EMEI fez uma exposição sobre o tema com os trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Foi trabalhada a leitura do livro “O que você sabe sobre a África?” e filmes que tratassem sobre o continente africano e questões étnicas. Os trabalhos foram finalizados com a confecção de máscaras africanas e bonecas Abayomi.

A Coordenadora Pedagógica Mirella de Souza diz que o projeto ajudou as crianças a entenderem mais sobre a cultura africana e as suas influências na cultura brasileira. “Foi um projeto muito rico, onde pudemos oportunizar as crianças à vivência da cultura afro-brasileira, contribuindo para a construção do olhar étnico-racial, de uma sociedade igualitária e do comportamento cidadão ainda na primeira infância”, conta.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.456