Notícias

Projeto Africanidade na EMEI Castro Alves

Evento contou com leitura de histórias, bate papo e documentário

Publicado em: 29/11/2017 18h16 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_africanidade_castro_alves_740_x_430.jpg

Crianças, pais e responsáveis da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Castro Alves, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS), participaram do evento Étnico-Racial, no dia 25 de novembro, sábado. A iniciativa integra o Projeto Africanidade e a programação do Novembro Negro.

Neste dia, aconteceu uma demonstração de capoeira do grupo “Raiz da Arte”, que interagiu com as crianças e as famílias.
Cristiane Rosa, autora do livro e documentário “Eu quero ouvir Maria”, que trata sobre as dificuldades de ser negra, apresentou para o público o seu documentário e fez um bate-papo com os presentes.

Para complementar o evento, a EMEI fez uma exposição sobre o tema com os trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Foi trabalhada a leitura do livro “O que você sabe sobre a África?” e filmes que tratassem sobre o continente africano e questões étnicas. Os trabalhos foram finalizados com a confecção de máscaras africanas e bonecas Abayomi.

A Coordenadora Pedagógica Mirella de Souza diz que o projeto ajudou as crianças a entenderem mais sobre a cultura africana e as suas influências na cultura brasileira. “Foi um projeto muito rico, onde pudemos oportunizar as crianças à vivência da cultura afro-brasileira, contribuindo para a construção do olhar étnico-racial, de uma sociedade igualitária e do comportamento cidadão ainda na primeira infância”, conta.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212