Notícias
Programação da Semana Municipal do Brincar começa neste sábado (21)
Há opções de atividades em toda a capital, incluindo eventos presencial e online
Publicado em: 18/05/2022 18h58 | Atualizado em: 18/05/2022
A Semana Municipal do Brincar será realizada entre os dias 21 e 28 de maio, alinhada à Semana Mundial do Brincar. Neste ano, o tema do evento é “Confiar na força do Brincar”.
Esta é uma iniciativa que integra o calendário oficial da Cidade e se articula com as políticas públicas que buscam garantir um dos mais importantes direitos da primeira infância: o direito ao brincar. Assim como nas edições anteriores, ela busca visibilizar a cultura da primeira infância e mobilizar a sociedade em torno da importância do desenvolvimento integral das crianças.
As atividades da semana são abertas, gratuitas e variadas com o objetivo de atingir as crianças e também todos/as aqueles/as que convivem com elas e querem fortalecer sua função social do cuidado. Também são voltadas aqueles que se interessam pela cultura do brincar e que atuam profissionalmente na promoção de políticas públicas voltadas para a infância, sua proteção integral e a garantia do direito ao brincar.
A iniciativa reúne atividades propostas pelas secretarias de Governo, Educação, Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Inovação e Tecnologia, que compõem a Comissão Técnica da Primeira Infância, e por outras pastas, como Cultura, Esportes e Lazer e Verde e Meio Ambiente, que serão ofertadas de forma descentralizada em espaços e equipamentos públicos diversos.
Rodas com especialistas
Além da programação presencial, que é aberta e gratuita e inclui contação de histórias, atividades esportivas e oficinas para as crianças, a programação online contará com vídeos com propostas de brincadeiras para crianças, produzidos pelos Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e rodas de conversa com profissionais e especialistas.
A primeira roda será voltada a todos que convivem com crianças – famílias, cuidadores/as, educadores/as e demais profissionais – para discussão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e humano. O segundo encontro será destinado a gestores/as públicos/as e tratará da institucionalização de políticas que favorecem o direito ao brincar e a proteção integral da infância.
Há opções presencial e online em toda a cidade. Os eventos virtuais serão transmitidos no Canal do Youtube da Primeira Infância.
Acesse a página da Semana Municipal do Brincar.
Confira a programação completa da Semana Municipal do Brincar 2022.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Programação especial para o mês da mulher no CEU Parque Anhanguera
Publicado em: 10/03/2017 1h17 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Abertura do Ano Letivo – 2016
Publicado em: 10/03/2017 12h58 - em Secretaria Municipal de Educação
Capacitação de Professores para o Rugby
Publicado em: 10/03/2017 11h50 - em CEU e COCEU
Vivência africana: experimentações de movimento e sabor
Publicado em: 09/03/2017 4h57 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEU Azul da Cor do Mar recebe apresentação Cores Vivas
Publicado em: 08/03/2017 5h50 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera