Notícias

Programação cultural de julho valorizará população idosa da cidade de São Paulo

Espetáculos, palestras e oficinas online são gratuitas e abertas para qualquer pessoa interessada

Publicado em: 02/07/2021 15h04 | Atualizado em: 12/07/2021
Banner de divulgação do mês da Feliz Idade

Durante todo o mês de julho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), promove atividades culturais virtuais gratuitas dedicadas à população idosa da cidade de São Paulo. No mês da Feliz Idade espetáculos musicais, palestras, entrevistas, saraus e contação de histórias serão transmitidas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo e dos 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade.

As ações são coordenadas pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e de Educação Integral (COCEU), por meio de sua Divisão de Cultura (DIAC), e valorizam a fase da vida de pessoas com idade acima dos 60 anos. A intenção é destacar artistas idosos e colocar em pauta e o debate sobre o acesso à cultura, o lazer, a saúde integral e os direitos básicos destes indivíduos que integram nossa sociedade. 

Durante a programação teremos duas ações com o Maestro João Carlos Martins. No dia 1 de julho, às 17 horas, transmitiremos um concerto musical em que ele rege a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e no dia 8, às 17h, uma palestra em que fala sobre os grandes compositores e a música clássica. Atualmente o maestro está com 81 anos.  

Os eventos são online e abertos para qualquer pessoa interessada. Confira alguns destaques do mês:

 

Música

01/07 (quinta-feira) – 17h | Concerto com Maestro João Carlos Martins & Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP

Assista no Facebook da SME

06/07 (terça-feira) – 17h | Imprensa Jovem entrevista Trovadores Urbanos

Instagram da SME 

06/07 – (terça-feira) – 14H | Recital de Canto dos alunos da terceira idade

Canal Youtube Pedagógico 

08/07 (quinta-feira) – 17h | Palestra com Maestro João Carlos Martins “Quatro Grandes Compositores e a Música Clássica”.

Facebook da SME 

28/07 (quarta-feira) – 14h | Show Musical Bicho de Pé 

 

Filme

21/07 (quarta-feira) – 17h | Documentário Paraíso + bate papo com diretores

Facebook da SME 

 

Contação de histórias 

13/07 (terça-feira) – 14h | “Histórias da roça” e “Texturas Literárias na melhor idade: tecendo narrativas” – com Artmia Produções Artísticas

Canal Youtube Pedagógico 

 

Ciclo de palestras 

20/07 (terça-feira) – 14H – Acessibilidade cultural e envelhecimento

Canal Youtube Pedagógico

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647