Notícias

Programa Xadrez Gigante Itinerante entra em cena na DRE Capela do Socorro

Unidades interessadas em receber o xadrez gigante devem realizar inscrição

Publicado em: 30/07/2017 11h27 | Atualizado em: 30/11/2020

A equipe da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU) da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS) iniciará no mês de agosto o Programa Xadrez Gigante Itinerante, mais uma ação ligada ao Programa Jogos de Tabuleiro da Secretaria Municipal de Educação.

A ação consiste em oferecer às Unidades Educacionais (UEs) da DRE Capela do Socorro um conjunto de Xadrez Gigante para atividade com os estudantes. Cada UE ficará por uma semana com o material, que acompanhará um mural em formato de móbile com as regras e história do jogo e uma apostila com 33 sugestões de atividades.

A apostila foi criada para que as atividades possam ser realizadas por crianças de qualquer idade e gerenciadas por educadores com ou sem experiência no ensino de xadrez, com dinâmicas lúdicas e educativas. A escola receberá um livreto, que se trata da apostila em formato menor, para que os educadores que utilizarem o material possam ficar com uma cópia.

Na Diretoria Reginal de Educação Capela do Socorro existem dois conjuntos de Xadrez Gigante, o que faz com que, nesse segundo semestre, cerca de 34 UEs, entre EMEIs e EMEFs, recebam a atividade. A diretora da DICEU, Adriana Cecília Kroll, ressalta a importância da ação com as EMEIs. “O Programa Xadrez Gigante Itinerante oportunizará a prática do xadrez de uma forma lúdica, fazendo com que muitas das crianças, nas EMEIs, tenham seu primeiro contato com o jogo de maneira positiva”, avalia Adriana. Cabe dizer que o Festival de Xadrez Individual da DRE Capela do Socorro, que ocorrerá em novembro, terá um dia voltado especialmente às crianças de EMEIs, com atividades específicas e um olhar próprio para que seja um grande encontro de pequenos enxadristas.

A participação das EMEFs na atividade também será fundamental para a disseminação do jogo de xadrez nas UEs. Essa é a ideia de Marcos Renato Cezar, da equipe da DICEU. “O xadrez auxilia a vida de uma criança de diversas maneiras, seja trabalhando aspectos emocionais ou, simplesmente, oferendo uma atividade prazerosa”, observa Marcos.

A meta estabelecida pela DICEU é que 100% das EMEFs e a maioria das EMEIs da DRE Capela do Socorro ofereçam atividades com xadrez até o ano de 2018.

As UEs da DRE Capela do Socorro interessadas em receber o xadrez gigante itinerante devem se inscrever pelo link bit.ly/XadrezGiganteCS.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da cantora Monica Salmaso usando chapéu de caipira

Estudantes e educadores são convidados a participar de workshop online com a cantora Mônica Salmaso

Publicado em: 29/11/2021 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211