Notícias

Programa Sala e Espaço de Leitura promove atividades na 25ª Bienal do Livro de São Paulo

Ações deram visibilidade aos projetos e ações de leitura realizadas nas escolas, valorizando professores e estudantes da RME.

Publicado em: 16/08/2018 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

740x430Bienal.jpg

O Programa Sala e Espaço de Leitura coordenou uma série de atividades no estande da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo na 25ª Bienal Internacional do Livro. As ações deram visibilidade aos projetos e ações de leitura realizadas nas escolas, valorizando o protagonismo dos Professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, visitaram o evento mais de 25 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio, acompanhados de mais de mil professores.

Pelo estande da SME passaram mais de 4 mil pessoas, entre estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e diretores de Divisão Pedagógica, além do público em geral. É importante ressaltar a presença de representantes de outros municípios que buscaram informações sobre as publicações da SME, como o Currículo da Cidade, e as ações do Programa Sala e Espaço de Leitura.

O público visitante pôde assistir a mais de 70 apresentações culturais resultantes das ações e projetos que ocorrem no âmbito do Programa Sala e Espaço de Leitura e nas Bibliotecas dos CEUs, desenvolvidas cotidianamente por estudantes, professores e bibliotecários da rede.

740x430bienal2.jpg

Entre as principais ações realizadas estão a mediação de leitura, contação de histórias, saraus, releituras e relatos de práticas. Além disso, a programação contou com a presença dos professores autores Vanda Aparecida Félix, Adel José da Silva, Márcio Vital, Maria da Conceição Nunes, Marcos Fonseca, Elói Alves, Roberto Tersi e Daniel Carvalho, e dos escritores convidados, Daniel Munduruku, Cristino Wapichana, Sérgio Vaz e Poeta Márcio Ricardo. A Cia Trucks e Cia Tricotando Histórias também realizaram apresentações no estande.

740x330Bienal3.jpg
Apresentação da Cia Trucks e Cia Tricotando Histórias para estudantes, professores e visitantes. 

Para aproveitar a dimensão do evento e as atividades realizadas durante a Bienal do Livro, entre os dias 6 e 10 de agosto, cerca de 900 Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) tiveram encontros de formação continuada, entrando em contato direto com editoras e distribuidores e vivenciando momentos com escritores nacionais e estrangeiros.

Para ampliar seus acervos literários, levando em conta as necessidades de cada uma das unidades educacionais, foram distribuídos aos POSLs e Bibliotecários 607 Card Livros no valor de R$ 530,00, para 561 EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e 46 Bibliotecas CEUs.

“A diversidade de ações e a programação cultural destacam a relevância do Programa Sala e Espaço de Leitura, cuja atuação fortalece a leitura e o protagonismo de estudantes e educadores da Rede Municipal há 46 anos”, ressalta Nágila Polido, Assistente Técnico de Educação do Núcleo Sala e Espaço de Leitura da SME.

740X430bienal1.jpg
Selfie realizada por estudantes em frente ao Estande da SME.

Confira o álbum de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301