Notícias
Programa Minha Biblioteca distribui 2 milhões de livros em 2021
Destinado ao incentivo de leitura entre os estudantes da educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino, programa entregará os livros através das unidades de ensino
Publicado em: 20/04/2021 22h35 | Atualizado em: 22/04/2021
Criado como um espaço destinado à promoção e democratização da leitura, o programa Minha Biblioteca, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), oferece às crianças que frequentam as unidades da rede pública de ensino uma alternativa simples e gratuita de acesso à Cultura.
Voltado aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, atualmente o Minha Biblioteca disponibiliza cerca de 2 milhões de livros dos mais variados temas. Esse número aumentou a partir de 2021, com o acréscimo de crianças que frequentam as unidades de educação infantil parceiras. A intenção é permitir que os estudantes se familiarizem cada vez mais com os livros e componham seus acervos literários pessoais. Cada estudante recebe dois livros por ano, escolhidos de acordo com sua faixa etária, que já começaram a ser entregues pelas escolas onde estão matriculados.
O programa foi criado em 2007, e inicialmente se destinava apenas aos alunos de ensino fundamental. Essa fase durou até 2011. Foi retomado a partir de 2018, já abrangendo também a educação infantil. Em 2019, o Minha Biblioteca foi regulamentado pela instrução Normativa SME nº 10.
A escolha das obras distribuídas não é aleatória. Desde 2010, é aberto um edital para seleção dos livros oferecidos pelas editoras. A Secretaria, por meio uma comissão de avaliadores do Núcleo de Sala e Espaço de Leitura, faz uma seleção cuidadosa, a partir de critérios estabelecidos previamente. Para o próximo edital, a intenção da Secretaria é incluir entre os membros do comitê de avaliação representantes da sociedade civil.
Entre os títulos selecionados para serem entregues às crianças em 2021 estão “Um Buldogue Francês”, “O Muro no Meio do Livro”, “A Menina que Abraçava o Vento”, “Princesa de Coiatimbora”, “Um Dia Um Rio, Grande Circo Favela”, “Meu Amigo Lázaro”, “O Meu Coração está Sempre em Viagem”, “A Princesa que Não Queria Aprender a Ler”, “Os Reis do Parquinho”, “As Babuchas de Abu Kasem”, “O Black Power de Akin”, “Desencontros”, “O Professor Sabe Tudo e as Respostas de João Grilo”, “Sona – Contos Africanos Desenhados na Areia”, “Tantãs”, “Pantera Negra: O Jovem Príncipe”, “Pão Feito em Casa”, “Poemas para Jovens Inquietos”, “Refugiados”, “Sherlock: o Ultimo Adeus de Sherlock Holmes” e “Zagaia”.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Professores participam de curso sobre educação digital
Secretaria Municipal de Educação
Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Relacionadas

Professores participam de curso sobre educação digital
Publicado em: 02/06/2025 4h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Publicado em: 30/05/2025 4h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Publicado em: 30/05/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Publicado em: 29/05/2025 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação