Notícias

Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais 

Os profissionais serão formados para promover alimentação saudável e consciente nas unidades 

Publicado em: 06/03/2026 10h00 | Atualizado em: 10/03/2026
crianças recebendo prato de comida de cozinheira

Desde o início da semana (03/03), cozinheiros das escolas municipais estão se reunindo na Faculdade de Saúde Pública da USP, para realizar o trabalho de formação do programa “Cozinhas e Infâncias”, em uma parceria entre o Instituto Comida e Cultura, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), reforçando práticas da educação alimentar nas unidades educacionais.

A proposta articula momentos teóricos e práticos, com oficinas presenciais e atividades a distância que abordam alimentação, cultura e práticas culinárias como estratégias pedagógicas. As aulas práticas ocorrem no Laboratório e Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Neste ano, a formação contempla os(as) cozinheiros(as) das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs, sendo um(a) profissional por unidade. Os participantes estão organizados em turmas ao longo do ano; neste semestre, serão sete turmas, com média de 30 integrantes. 

Desde 2023, o curso formou 546 professores e professoras da Educação Infantil, 390 professores e professoras da Ensino Fundamental e 522 cozinheiros e cozinheiras de unidades da Educação Infantil. 

A formação tem o objetivo de promover a qualificação contínua dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para o fortalecimento da educação alimentar e nutricional nas escolas alinhada ao Currículo da Cidade. 

Ao longo dos encontros, os participantes vivenciam práticas culinárias, estudos sobre cultura alimentar brasileira, saberes de povos originários, afro-brasileiros e migrantes, além de reflexões sobre sustentabilidade e sistemas alimentares.

A iniciativa parte do entendimento de que a alimentação adequada e saudável é direito garantido pela Constituição, e da alimentação escolar como elemento fundamental para a promoção da saúde, da aprendizagem e do bem-estar dos estudantes conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No contexto educacional, a alimentação ultrapassa a dimensão nutricional, envolvendo aspectos culturais, afetivos, sociais e cognitivos que contribuem para aprendizagem e o desenvolvimento integral. 

Conheça as ações da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673