Notícias

Programa de Cooperação da Secretaria Municipal de Educação prorroga inscrições para fomento à pesquisa

Instituições e grupos devem manifestar interesse até 19 de agosto em um dos quatro temas contemplados

Publicado em: 17/07/2018 17h01 | Atualizado em: 30/11/2020

selec_proj_740x330.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), em parceria com a UNESCO, prorroga até 19 de agosto as inscrições para a primeira seleção de projetos de pesquisa no âmbito do Programa de Cooperação em Pesquisa. Nesta seleção, quatro temas de pesquisa serão contemplados: Educação integral, Avaliação do aprendizado, Recuperação paralela e Evasão e absenteísmo docente.

Na primeira etapa do processo de seleção, instituições, centros e/ou grupos de pesquisa devem, por meio deste link, manifestar seu interesse em um dos temas apresentados e responder a um breve questionário sobre o perfil da instituição, da equipe de pesquisadores e da proposta preliminar de pesquisa. As instituições, centros e/ou grupos de pesquisa qualificados serão convidados a detalhar seus projetos de pesquisa e respectiva proposta orçamentária. Nesta segunda etapa, os grupos contarão com cerca de um mês para a apresentação dos projetos detalhados.

As instituições selecionadas ficarão responsáveis pela coordenação de grupos de pesquisa, elaboração de relatórios (produtos) relacionados com a área temática definida e participação em encontros e seminários organizados pela Secretaria Municipal de Educação e UNESCO sobre os temas e pesquisas em desenvolvimento. As pesquisas deverão ser desenvolvidas no prazo de 12 (doze) meses.

Podem concorrer grupos de pesquisa de faculdades, universidades públicas e privadas, fundações mantenedoras de apoio e amparo à pesquisa, centros de pesquisa e entidades não governamentais, constituídas como pessoas jurídicas, que comprovadamente atuem ou realizem pesquisas relativas às áreas temáticas propostas.

Mais informações estão disponíveis nas Diretrizes para a Manifestação de Interesse e na página da seleção de projetos de pesquisa.

Programa de Cooperação em Pesquisa

O Programa de Cooperação em Pesquisa, lançado no último dia 26 de junho pela SME, em parceria com a UNESCO, disponibiliza instrumentos para aproximar o campo acadêmico dos problemas que desafiam a gestão municipal, de forma a contribuir com a melhoria da educação pública na cidade de São Paulo. Seus três eixos de estruturação – Banco de Desafios, fomento à pesquisa e cooperação com escolas, centros de pesquisa e universidades – buscam facilitar o acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino, proporcionar a divulgação e discussão dos resultados de pesquisa e viabilizar trocas entre pesquisadores e gestores. Para saber mais, acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/cooperacao

Pátio Digital

O Programa de Cooperação em Pesquisa integra a iniciativa Pátio Digital, que promove o uso da tecnologia e da informação no aprimoramento das políticas educacionais. Para saber mais, acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440