Notícias

Programa “Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino

Iniciativa vai reunir diretores, professores, representantes das DREs, estudantes e famílias para dialogar sobre políticas públicas para educação

Publicado em: 20/08/2025 10h58 | Atualizado em: 20/08/2025

 

Whatsapp Image 2025 08 20 At 10.25.50 (2)

Pais, estudantes do ensino fundamental, diretores regionais, diretores de escola, supervisores de ensino, coordenadores e professores alfabetizadores reunidos em uma grande sala em uma mesa em formato de U. Seria uma reunião de pais e mestres, certo? Mais do que isso. Um diálogo aberto e escuta ativa.

O encontro foi o cenário da estreia do Programa “Café com o Prefeito”, realizado nesta terça-feira (19/8) na Prefeitura de São Paulo. Durante 90 minutos, o prefeito Ricardo Nunes, ao lado do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e da secretária executiva de Planejamento e Eficiência, Cibele Molina ouviu pacientemente os 30 convidados para tratar de educação.

O primeiro encontro debateu a temática: “Alfabetização como Prioridade: avanços, desafios e papel das famílias e da escola”. O cronograma também incluiu outros três encontros que irão contemplar a participação das unidades das regiões das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na estreia, marcaram presença também as diretoras regionais Regina Collazo da DRE Campo Limpo, Luci Batista da DRE Penha, e Marcia Marques da DRE Itaquera.

O objetivo é promover um espaço permanente de escuta e diálogo entre a Prefeitura e a comunidade escolar, valorizar a experiência e o protagonismo dos estudantes e profissionais que vivem o dia a dia nas unidades, visando construir coletivamente propostas e encaminhamentos que fortaleçam a qualidade e a equidade da educação pública.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública participativa, inclusiva e centrada na escuta ativa das comunidades escolares. Agradeço a participação de pais, gestores e professores. Como dizia o arcebispo Dom Hélder Câmara, se todos formos capazes de sonhar juntos, então teremos a solução. No nosso caso, em busca de uma educação de qualidade, que é um direito dos nossos estudantes”, enfatizou Padula.

Participaram famílias e estudantes da EMEF José Carlos de Figueiredo Ferraz, EMEF Silvio Fleming, EMEF Prof. Maestro Alex Martins Costa, EMEF Anália Franco Bastos e EMEF José Bonifácio. Professores que atuam nas seguintes unidades: EMEF Águas de março, EMEF Eduardo Prado, EMEF Francisco Alves Mendes Filho, EMEF Vicentina Ribeiro da Luz, EMEF Brigadeiro Correia de Mello, EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, EMEF José Querino Ribeiro e EMEF Lina da Costa Couto.

Também marcaram presença diretores da EMEF José Olympio Pereira Filho, EMEF Nipo Brasileira, EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta e EMEF Jorge Americano. Além da coordenadora pedagógica da EMEI Jardim Novo Santo Amaro.

Confira mais imagens do encontro:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia com os vencedores do Premia Sampa 2026 no palco. Eles seguram certificados. Ao fundo, telão com a projeção da logomarca do

Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026 

Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (24)

Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal

Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.

Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial 

Publicado em: 08/06/2026 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 2 3 4 1.670