Notícias

Profissionais de alimentação escolar da DRE Capela participam de treinamento

Atividades sobre boas práticas alimentares, higiene, organização e preparo

Publicado em: 24/07/2017 12h53 | Atualizado em: 30/11/2020

merendeiras_dre_capela_740_x_430.jpg

Os 416 funcionários responsáveis pela alimentação escolar das unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS) realizaram treinamentos fornecidos pela empresa terceirizada P.R.M. Nesta semana, por quatro dias, os colaboradores se reuniram no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Rubi para treinar e praticar as boas práticas da alimentação, que envolve a higiene, organização e preparo. Nos treinamentos, os merendeiros dividiram-se em turmas compostas por 100 participantes em média.

Das 8h às 17h, os profissionais fizeram as capacitações em cinco estações de oficina. A atividade teve o objetivo de promover a prática das preparações e das rotinas do cotidiano das merendeiras, visando o aperfeiçoamento e aptidão de todos os funcionários.

A primeira estação, chamada “Cozinha”, realizou a demonstração de novas receitas. Na cozinha do CEU Vila Rubi, foram preparados carne suína, leite com café solúvel, patê de sardinha com cenoura ralada e macarrão integral. Cada grupo, com 25 integrantes, acompanhou todas as etapas de produção das receitas. Também nesta etapa, foram plantados “erros rotineiros” que são encontrados durante as visitas de supervisão. Os grupos foram desafiados a identificar esses erros.

Na segunda estação, Controle de temperaturas e preenchimento de planilhas, foi realizado uma prática dinâmica. A atividade foi realizada com dois grupos de aproximadamente 10 funcionários. Uma música era tocada e um chapéu, passado de cabeça em cabeça. Ao parar a música, o funcionário que estivesse com o chapéu na cabeça deveria responder uma pergunta relacionada ao controle de temperatura e preenchimento de planilhas.

A terceira estação, Porcionamento, foi direcionada para enfatizar as mudanças nas porções em virtude do novo contrato. Foi realizada uma “feira cultural”, onde os alimentos com porções alteradas foram expostos em mesas com seu peso em medidas caseiras e uma legenda com o tamanho e a porção em gramas. Após a etapa de exposição dos alimentos, os cozinheiros educacionais dividiram-se em grupos e montaram cinco pratos padrão (carne, peixe, frango, macarrão, lanche).

Na penúltima estação, Coleta de Amostra, foi realizada uma atividade simulando um jogo de palavra cruzada. Além dessa atividade, colocaram em prática o preenchimento, cálculo e as tabelas de descarte das amostras. O objetivo era ressaltar a importância desse procedimento.

A última estação, Identificação dos Alimentos, teve o intuito de esclarecer dúvidas em relação aos alimentos. Foi realizada uma atividade na qual as etiquetas utilizadas no dia-a-dia foram reproduzidas em tamanho maior e preenchidas devidamente. O colaborador tinha o objetivo de colar a etiqueta correspondente no alimento.

Para finalizar o treinamento, foi aplicada uma prova individual com questões de múltipla escolha para avaliar o rendimento do treinamento aplicado e se havia dúvidas sobre os procedimentos padrão e os novos procedimentos.

A cogestora de alimentação escolar, Márcia Basler Belloto, diz que esse treinamento é importante, pois o principal objetivo é melhorar ainda mais as condições de higiene, manipulação, preparo e outros procedimentos nos ambientes destinados à alimentação escolar. “A alimentação escolar é para o educando e o nosso objetivo é sempre o aprimoramento das praticas necessárias para que essa alimentação seja a melhor possível”, observa Márcia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.402 1.403 1.404 1.405 1.406 1.476