Notícias

Profissionais da CODAE recebem treinamento sobre criação de banco de dados

Curso foi ministrado pelo estudante de nutrição André Vessoni e fez parte do Projeto de Estágio Curricular na Coordenadoria

Publicado em: 19/05/2017 13h32 | Atualizado em: 30/11/2020

Em busca do aprimoramento dos meios de coleta e armazenamento de dados da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), o curso “Compartilhando experiências com o uso do Epidata” foi ministrado por André Vessoni, aluno de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, como atividade proposta no Programa de Estágio Curricular da CODAE. A aula foi realizada no dia 4 de maio no Laboratório de Apoio à Pesquisa e Informática (LAPI) da faculdade.

Epidata é um programa digital gratuito de fácil utilização direcionado ao armazenamento de dados. Com o programa, é possível criar bancos de dados com indicadores de processos e qualidade da alimentação escolar. Para André Vessoni, a coleta de dados sistematizada e o compartilhamento de informações pode ser relevante para otimizar o trabalho e a tomada de decisões na CODAE. O programa pode facilmente ser compartilhado por pessoas e setores que produzem dados, gerando maior fluidez nas informações.
No curso estavam presentes 18 membros da CODAE, integrantes de diversos núcleos de todas as divisões.

“Ministrar este curso foi uma experiência muito enriquecedora. Além de ter sido a primeira oportunidade de ministrá-lo ‘sozinho’ (anteriormente, havia compartilhado sua condução com mais três colegas), a adaptação de seu conteúdo ao contexto do trabalho na CODAE, utilizando exemplos práticos que refletiam o trabalho de alguns Núcleos, foi um grande desafio. Ao mesmo tempo, foi uma grande oportunidade de interação com os profissionais e de ter a dimensão da complexidade e dos desafios que envolvem o trabalho dentro da Coordenadoria”, diz André Vessoni.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 21 22 23 24 25 1.546