Notícias

Professores propõem atividades que misturam literatura com informática na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira

Exercício baseado em obra de Victor Hugo estimulou o aprendizado sobre o funcionamento de QR Codes

Publicado em: 24/11/2017 17h14 | Atualizado em: 30/11/2020

gamificacao_740_x_430.jpg

Os professores de Informática Educativa e Sala de Leitura Moisés Trindade do Nascimento e Mara Gabriella Martin, respectivamente, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) São Miguel, desenvolveram na segunda, 13 de novembro, um ambiente gamificado inspirado na obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, utilizando QR Codes.

Os alunos do nono ano da unidade escolar fizeram a leitura prévia da obra e assistiram ao musical lançado no ano de 2013. A dinâmica, realizada em grupo,
foi realizada por meio de charadas sobre algumas passagens da obra e análises de personagens através da leitura de QR Codes com o uso do celular. O objetivo da ação foi dinamizar a experiência com a obra de Victor Hugo utilizando a tecnologia.

Os alunos tinham acesso a três envelopes: o branco, com 16 QR’s com informações verdadeiras e 9 falsas, o amarelo possuía uma cena do filme e o preto a imagem de um personagem importante da história. Além desses, um quarto envelope, verde, escondido embaixo da mesa onde a atividade acontecia, continha um QR code que pedia o nome de um personagem esconido em algum outro livro da sala de leitura. Outras atividades semelhantes são pensadas para o futuro, inclusive a proposta de que cada grupo crie um jogo baseado no seu Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) e aplique a outros alunos.

Confira algumas fotos tiradas na ocasião 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo verde e a fotografia de quatro jovens em molduras brancas de fotografias. No canto esquerdo, informações em inglês sobre evento mundial da UNESCO sobre alfabetização midiática. O título é

Imprensa Jovem celebrará 18 anos em evento mundial da Unesco

Publicado em: 06/06/2023 2h32 - em Educomunicação

Fotografia de grupo de garotas em aula de balé

Escola de Dança de São Paulo da Fundação Theatro Municipal abre vagas para cursos livres

Publicado em: 06/06/2023 11h12 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de crianças bebendo Leite em escola
Fotografia de massa de pão sendo feita

Inscrições abertas para oficinas de panificação gratuitas nos CEUs

Publicado em: 05/06/2023 2h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto das pessoas presentes na cerimônia de posse do grêmio da EMEBS

EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil

Publicado em: 01/06/2023 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.349