Notícias

Professores de Ciências da DRE São Miguel encerram curso com montagem de telescópio

Atividade marcou a conclusão do Curso Kit de Experiências Pedagógicas e proporcionou aos educadores uma vivência prática sobre o uso de instrumentos científicos em sala de aula

Publicado em: 09/10/2025 17h41 | Atualizado em: 09/10/2025

No dia 9 de setembro de 2025, os professores de Ciências participantes do Curso Kit de Experiências Pedagógicas realizaram uma atividade marcante na Diretoria Regional de Educação de São Miguel. A formação, desenvolvida ao longo do período, foi concluída com a montagem do telescópio que integra o kit, proporcionando aos educadores uma vivência prática e enriquecedora.

Durante a atividade, os docentes tiveram a oportunidade de aprender passo a passo como montar e manusear o equipamento, além de receber orientações sobre sua correta utilização em contextos pedagógicos. Essa experiência possibilitou que os professores se apropriassem de recursos científicos acessíveis e inovadores, capazes de potencializar o ensino em sala de aula.

O ponto alto do encontro foi a observação do céu noturno, realizada tanto com o telescópio do kit quanto com outros instrumentos disponibilizados. A atividade permitiu que os educadores explorassem diferentes astros e compreendessem, de forma aplicada, conceitos de astronomia que poderão ser levados diretamente ao trabalho com os estudantes.

Essa vivência contribui significativamente para o fortalecimento da prática pedagógica em Ciências Naturais, ampliando o repertório dos professores e possibilitando que os alunos da Rede Municipal tenham contato direto com experiências concretas de investigação, observação e descoberta. Trata-se de um importante passo para tornar a ciência mais próxima, dinâmica e significativa no cotidiano escolar.

A atividade reforça o compromisso da DRE São Miguel em oferecer formações práticas e inspiradoras, que aproximam a ciência do cotidiano escolar e garantem aos estudantes experiências de aprendizagem mais ricas e envolventes.

Ciencia Astronomia 1Ciencia Astronomia 2Ciencia Astronomia 3Ciencia Astronomia 4Ciencia Astronomia 5

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655