Notícias

Professores da EMEF Antenor Nascentes se reúnem por meios digitais para aprender mais sobre o uso criativo de plataformas de comunicação online

Equipe de educadores da unidade e professores convidados participa de formações sobre temas variados e pertinentes ao ambiente escolar

Publicado em: 16/07/2020 12h09 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem mostra nove educadores da EMEF Antenor Navarro durante uma vídeo chamada.

Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antenor Nascentes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, se organizam coletivamente para receber e compartilhar conhecimentos sobre funcionalidades e ferramentas de comunicação online.

Ação ocorreu devido às dificuldades no manuseio de plataformas digitais para formações. Com assuntos pertinentes e demandas observadas pelo grupo escolar, a Coordenadora Pedagógica da unidade, Edna Costa Taveira Lima, elaborou uma metodologia para tratar assuntos relevantes de forma dinâmica e produtiva.

Após observação de alguns professores com habilidades em determinadas áreas, a coordenadora usou como estratégia a formação de pequenos grupos de educadores mais familiarizados com determinados assuntos pedagógicos para produzir formações online para os demais professores. O grupo achou interessante, pois desta forma, os horários coletivos de estudo ficariam mais produtivos.

Para a troca de informações, os professores se reuniram por vídeo conferências. Semanalmente, um novo tema é tratado por um especialista da área. Desta forma, os docentes passaram a ter mais conhecimentos sobre ferramentas que podem ser usadas para a melhoria na comunicação com os estudantes.

Na primeira semana, no dia 26/06, a professora da Sala de leitura, Laura Aparecida Guimarães Correa, em parceria com as professoras Eliane Cruz, Ivani Aparecida e o professor Luís Cláudio Terra Amaral, apresentaram ao grupo um Sarau.

No dia 02/07, a professora Daniela Alves Gonçalves e os professores Luis Cláudio Terra Amaral, Adriana Costa Lemos Dias e Carlos Ferreira, ministraram uma formação sobre “Podcast” na plataforma “Anchor”, onde foram apresentadas três perspectivas de como trabalhar com essa ferramenta de áudio. A pandemia reforçou a importância em trabalhar com o podcast para aproximar os estudantes.

A professora Adriana usa a plataforma para fazer atividades de relaxamento com os estudantes. O professor Luis Cláudio realiza um trabalho com o teatro na Academia Estudantil de Letras (AEL) e aproveitou para colocar em prática a criação de uma radionovela. Já a professora Daniela utilizou o podcast para saber como anda a quarentena dos estudantes e compartilhar com os demais professores.

No dia 9/7, ocorreu uma formação sobre Racismo no ambiente escolar e a aplicação da lei 10.639/03, com a professora convidada da EMEF Padre Aldo, Mislene Inocêncio Pereira.

No dia 16/7, acontece uma formação sobre Horta no pote, com as professoras Eliane Cruz, Daniela Alves Gonçalves, Rosimeire de Fátima Mendonça Queiroz, Alana Marques Rodrigues Duarte, Silvana Zanella e o professor Luis Cláudio Terra Amaral.

A programação segue com uma conversa sobre violência doméstica, a ser realizada pelos professores Luís Cláudio Terra Amaral e Daniela Alves Gonçalves no dia 23/7.

Para encerrar temporariamente o ciclo de formações, acontecerá uma videoconferência sobre transmissões ao vivo, com as professoras Adriana Costa Lemos Dias, Daniela Alves Gonçalves e Rosalina Moreira de Oliveira.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300