Notícias

Professora de SAAI cria estratégias para o desenvolvimento do currículo escolar no ensino regular

Cada aluno com deficiência acessa o currículo por meio de estratégias diferenciadas

Publicado em: 06/07/2016 15h48 | Atualizado em: 30/11/2020

curriculo_escolar_ensino_regular_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Aparecida Magnanelli Fernandes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, desenvolve estratégias de ensino diferenciadas, que favorecem a aprendizagem de todos e todas, e eliminam as barreiras de participação e aprendizagem com os alunos e alunas com deficiência e autismo, de acordo com o objetivo estipulado para cada criança, no Plano de Atendimento Educacional Especializado, elaborado pela professora da Sala de Apoio e Acompanhamento a Inclusão (SAAI).

A professora de Matemática da sala regular e regente da SAAI, Marinélia Alves Rios de Andrade, promove articulações importantes entre o trabalho realizado na SAAI e na sala regular. A atuação colaborativa destes dois agentes permite que as crianças tenham total acesso ao currículo, por meio de recursos e estratégias, como imagens e materiais concretos que auxiliam no aprendizado.

Os Coordenadores Pedagógicos e os professores da unidade em conjunto com Marinélia observam os maiores desafios e barreiras dos alunos com deficiência e elaboram práticas pedagógicas que garantam a participação e o conhecimento em todas as disciplinas e para o desenvolvimento do processo de aprendizagem em sala de aula. Durante as reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF), a equipe discute os casos e elabora os objetivos gerais de cada disciplina, e os objetivos específicos, a serem alcançados com cada aluno, como, por exemplo, fortalecer o processo de leitura e escrita em todas as disciplinas.

Dentre as questões discutidas na JEIF está à organização de registros das atividades, que resulte em um documento que auxilie os outros professores, na hora de desenvolver as atividades e para que sejam memorizados os objetivos gerais e específicos, do plano de trabalho dos professores.

Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) – As Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, instaladas nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, são destinadas ao Atendimento Educacional Especializado – AEE em caráter complementar ou suplementar aos educandos que apresentam algum tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Atualmente, a RME conta com 552 SAAIs instaladas nas escolas regulares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212