Notícias

Lívia Guimarães Arruda desenvolve o projeto “Motoca na Praça” desde 2019 na EMEI Armando Arruda Pereira, localizada na Praça da República, centro da capital; o projeto permite que crianças de 4 e 5 anos circulem com suas motocas pelo centro e ampliam espaços de aprendizagem 

Publicado em: 11/04/2024 17h15 | Atualizado em: 12/04/2024
Professora Lívia e várias crianças andando de motoca na Praça da república.

A professora Lívia Guimarães Arruda ficou entre os 15 finalistas do Prêmio LED 2024 – Luz na Educação, da TV Globo, na categoria Educadores, com o projeto “Motoca na Praça: andanças e aventuras na Praça da República”. 

Hoje (11) a noite vai ao ar na emissora o “Especial LED” que contará a história dos seis projetos vencedores desta 3ª Edição. Além disso, abrirá uma votação popular para mais três projetos,  na qual concorre a professora Lívia. A votação estará disponível no site www.movimentoled.com.br. A iniciativa que receber mais votos ganhará o prêmio de R$100 mil. 

O link para votação vai ser aberto hoje na apresentação do Especial e ficará aberto até segunda-feira (15) durante o programa da Ana Maria Braga que irá fazer o anúncio do vencedor nesse mesmo dia. 

Lívia contou que se for ganhadora do voto popular pretende investir na manutenção das motocas da EMEI Armando Arruda Pereira, compra de patinetes para ser uma opção além para os a exploração do território feita pelas crianças no centro, e ainda fazer a ampliação do projeto para outras unidades educacionais ou até mesmo espaços não escolares. 

“O prêmio LED foca no futuro, que têm potencial de expansão . Chegar tão longe na final de mais um prêmio tão concorrido, prova, mais uma vez, que o projeto Motoca na Praça tem a sua importância e a sua relevância. Acredito que valida o projeto”, comenta a professora Lívia que diz se sentir feliz pelo reconhecimento. 

Ela ressalta ainda que “é importante também ter projetos de Educação Infantil que são considerados inovadores. Acredito também que é uma defesa dos direitos das crianças, da primeira infância, de ter um projeto de qualidade e inovador, focado no brincar. O projeto Motoca na Praça fala do direito à cidade, do pertencimento, ocupação dos espaços públicos, mas parte do princípio fundamental que é o brincar” 

Nos dias 21 e 22 de junho, Lívia participará da 3ª edição do Festival LED – Luz na Educação, que acontece no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro, e irá se apresentar durante o festival. Lívia e os outros 14 finalistas são Embaixadores LED por terem chegado à fase final do Prêmio. O festival promove o encontro de especialistas, professores, estudantes, empreendedores, artistas e toda a sociedade para discutir temas relacionados ao futuro da educação.

 Motoca na Praça

O projeto “ Motoca na Praça: andanças e aventuras na Praça da República” é uma iniciativa 

inovadora e vem encantando as crianças de 4 e 5 anos desde 2019 e tem como objetivo levar os pequenos a explorar o entorno da escola e descobrir os lugares próximos.

O projeto Motoca na Praça já foi agraciado com o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, no eixo Direitos Humanos, em 2023; Prêmio Territórios, do Instituto Tomie Ohtake, Prêmio Paulo Freire, da Câmara Municipal de São Paulo, na categoria Educação Infantil, ambos em 2022. 

Guiadas por professoras e professores engajados, as crianças têm a oportunidade de ver a cidade como um vasto espaço de brincadeiras e aprendizado. 

Além de proporcionar diversão, o projeto visa também aproximar as crianças do território em que vivem e estudam, conferindo novos significados à Praça da República, antes vista por alguns como um local degradado e inseguro. A intenção é transformar esse espaço em um ambiente acolhedor e propício para brincadeiras infantis. Iniciativas como essa demonstram a importância de resgatar o espírito de comunidade e compartilhar os espaços urbanos de forma inclusiva e criativa.

Prêmio LED 2024 – Luz na Educação 

O Prêmio LED recebeu mais de 3 mil inscrições e, desse número, 15 finalistas foram julgados por uma banca especializada. O Prêmio LED faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho que reconhece e impulsiona práticas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento do futuro da educação brasileira.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

CEU Parque São Carlos realiza festival de vivências paralímpicas

Publicado em: 29/04/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com mosaico colorido e a frase

Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake 

Publicado em: 26/04/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas posando para foto em auditório.
foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.442