Notícias

Professor da EMEF Professora Wanny Salgado Rocha inspirou alunos com legado de 41 anos em sala de aula

Luiz Carlos Barbizan lecionou geografia para os alunos do fundamental II e EJA e se aposentou na semana passada

Publicado em: 16/10/2023 17h13 | Atualizado em: 16/10/2023

Professor está escrevendo em quadro branco.
Aos 75 anos, o professor Luiz Carlos Barbizan deixou um grande legado na educação que inspira alunos, professores e toda a comunidade escolar. Ele lecionou geografia na EMEF. Professora Wanny Salgado Rocha na DRE Penha para os alunos do fundamental II e EJA. Depois de trabalhar na Rede Municipal de SP por 23 anos, se aposentou na semana passada.

Barbizan carregou uma grande experiência que gostava de compartilhar com a comunidade escolar, mas sempre reforçou que aprendia muito com os educadores mais jovens. Possui formação em Economia e Ciências Sociais com complementação em história e geografia.

Em sua infância trabalhou também como tipógrafo em jornais locais de Assis, sua cidade natal, o que despertou seu interesse pela escrita, produção de textos e leitura. Então se mudou para São Paulo com o objetivo de ingressar na faculdade de jornalismo, mas inspirado pelo contexto histórico do país mudou de curso.

Começou sua carreira na iniciativa privada, mas sempre manteve vivo o desejo de ensinar. “Esse sonho estava guardado dentro de mim desde o ginásio quando o professor de história, João Francisco Tidei de Lima, inconformado com o anúncio do AI-5 pelo regime militar demonstrou sua revolta. Aquilo me deu a dimensão do valor da escola, na compreensão da realidade e dos valores democráticos”, destacou.

Para ele, educar é uma responsabilidade de geração e uma semente que se planta para gerar frutos no futuro. O conselho que deixa para os profissionais ingressantes na educação é que o respeito é a chave para o aprendizado.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê
Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.459