Notícias

Professor da DRE Guaianases recebe prêmio “Professor Emérito”

Homenagem integra política de valorização de ações pedagógicas realizadas em Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 23/10/2018 11h28 | Atualizado em: 30/11/2020

Professor_emerito_740x430.jpg

O Professor Luiz Carlos Pestana, atualmente Diretor da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Paulo Camilhier Florençano, recebeu, no dia 17 de outubro, o prêmio “Professor Emérito”, que tem por objetivo homenagear personalidades de notório saber, em virtude das contribuições em prol da Educação Municipal.

O evento de premiação aconteceu no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro Bela Vista, em São Paulo.

Trajetória Profissional do Professor Luiz Carlos Pestana

Em 1982, iniciou sua carreira na educação ao ser contratado para o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) de São Paulo. Em 1989, foi designado para a Rede Municipal de Ensino pelo Professor Paulo Freire. De 1989 a 1992, prestou serviços técnicos educacionais para a Secretaria Municipal de Educação (SME) na Diretoria de Orientação Técnica de Educação de Adultos (DOT EDA) como formador de turmas especiais de formação do Magistério.

Em 1991, efetivou-se como professor de Ensino Fundamental. Durante a maior parte da carreira, trabalhou como alfabetizador ou formador de alfabetizadores e, em 1997, escolheu a direção de escola com a opção da Educação Infantil. Nesse período, obteve experiências com aquisições de leitura e escrita e aprendeu sobre como elas devem ser construídas em uma perspectiva lúdica. Esse foi um dos fatores que o orientou na modalidade até o início do Ensino Fundamental de 9 anos.

“Hoje, espero uma educação de zero a cinco anos no mesmo equipamento, como preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Tenho imenso orgulho de ser servidor da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e acredito na Educação Pública como um dos agentes da transformação social”, disse Luiz Carlos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.666