Notícias
Prêmios do concurso “Cozinhas e Infâncias” começam a ser entregues nas unidades educacionais vencedoras
Cinco unidades foram premiadas com um voucher e itens para implementar ou fortalecer as cozinhas experimentais
Publicado em: 12/02/2025 11h32 | Atualizado em: 12/02/2025
Nesta segunda-feira (10) iniciou-se a entrega dos prêmios para os vencedores do concurso “Cozinhas e Infâncias: articulando saberes e práticas de alimentação saudável na Educação Infantil” promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A primeira escola a receber os itens foi a EMEI Helena Lopes Santana da Silva, da DRE Guaianases, ela foi a vencedora na categoria “Alimentação, Ancestralidade e Educação Antirracista” e recebeu itens para fortalecer a cozinha experimental da unidade.
O concurso destacou ações inovadoras que integram alimentação, sustentabilidade e educação em unidades de Educação Infantil em 5 categorias: Alimentação e Saúde; Alimentação, Memórias e Afeto; Alimentação e Desafios Climáticos; Alimentação, Ancestralidade e Educação Antirracista; e Alimentação e Sociobiodiversidade. Dentre as escolas participantes do concurso, a comissão avaliadora escolheu duas finalistas de cada categoria e estas tiveram seus projetos publicados no Instagram oficial da SME (@educaprefsp) e participaram de uma votação pública. Os projetos ganhadores foram anunciados em cerimônia realizada durante o VII Congresso Municipal de Educação em novembro do último ano.
Cada categoria premiou uma unidade que recebeu um voucher em dinheiro e itens que começaram a ser entregues essa semana e serão destinados à implementar ou fortalecer as cozinhas experimentais. A primeira escola a receber os prêmios foi a EMEI Helena Lopes Santana da Silva, da DRE Guaianases, que ganhou um refrigerador de duas portas, um fogão com cinco queimadores, uma fritadeira elétrica, uma chaleira elétrica, uma torradeira elétrica e uma panela elétrica de pressão.
A EMEI Helena Lopes desenvolveu o projeto “Cozinha Experimental: Aprendendo com as Identidades”, realizado na cozinha experimental da unidade com o objetivo de promover aprendizados com as identidades. “Tivemos a visita de CODAE para receber os nossos prêmios que vão ajudar a implementar o nosso projeto, junto com nossa horta, nossa cozinha experimental e nossas cozinheiras que são parte fundamental do nosso projeto. Quem ganha, além de nós, são as crianças e a comunidade, nós estamos muito felizes com a premiação”, disse Larissa Lopes, uma das professoras que desenvolveu o projeto premiado na EMEI Helena Lopes.
O “Cozinhas e Infâncias” foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), com apoio de parceiros como o Instituto Comida e Cultura, Instituto Alok, Instituto Bia Rabinovich, Faculdade de Saúde Pública da USP e Carrefour Brasil. As outras unidades vencedoras receberão os prêmios entre essa semana e a próxima e poderão ampliar cada vez mais os seus projetos.
Unidades premiadas:
- Alimentação e Saúde
EMEI Chiquinha Gonzaga – Alho por Alho, Dente por Dente
- Alimentação, Memórias e Afeto
EMEI Zumbi dos Palmares – Semeando Memórias
- Alimentação e Desafios Climáticos
EMEI Zélia Gattai – Horta Pedagógica: Plantando Saúde e Cuidando do Planeta
- Alimentação, Ancestralidade e Educação Antirracista
EMEI Helena Lopes Santana da Silva – Cozinha Experimental: Aprendendo com as Identidades
- Alimentação e Sociobiodiversidade
EMEI Rosa e Carolina Agazzi – Acolher e Nutrir com Comida de Verdade
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Professores podem se inscrever para processo seletivo de ensino línguas nos CELPs localizados nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura o CEU Rei Pelé e EMEF Ruth de Souza, com estrutura sustentável que vai evitar enchentes e reutilizar água da chuva
Secretaria Municipal de Educação
Theatro Municipal de São Paulo vai oferecer espetáculos gratuitos nos CEUS
Secretaria Municipal de Educação
Escola estufa do CEU Caminho do Mar é requalificada pelo Programa Sampa+Rural
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Duque de Caxias recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira para pocket show e apresentação do grupo de estudantes de Canto Coral
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal participam de formações do Programa #Tamojunto, 3ª edição, com metodologia para prevenção ao uso de drogas
Relacionadas

Professores podem se inscrever para processo seletivo de ensino línguas nos CELPs localizados nos CEUs
Publicado em: 11/04/2025 5h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura inaugura o CEU Rei Pelé e EMEF Ruth de Souza, com estrutura sustentável que vai evitar enchentes e reutilizar água da chuva
Publicado em: 10/04/2025 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Theatro Municipal de São Paulo vai oferecer espetáculos gratuitos nos CEUS
Publicado em: 09/04/2025 6h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Escola estufa do CEU Caminho do Mar é requalificada pelo Programa Sampa+Rural
Publicado em: 08/04/2025 5h20 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Duque de Caxias recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira para pocket show e apresentação do grupo de estudantes de Canto Coral
Publicado em: 08/04/2025 5h12 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga