Notícias

Prêmio Territórios mapeia ações de escolas adotadas para resolver desafios ligados à pandemia

Iniciativa irá reconhecer as experiências realizadas por escolas públicas estaduais e municipais do país; inscrições podem ser feitas até 6 de agosto

Publicado em: 05/07/2021 10h00 | Atualizado em: 05/07/2021
Imagem com mosaico colorido ao fundo com o texto: 5º Prêmio Territórios

O Prêmio Territórios, do Instituto Tomie Ohtake, em seus cincos anos de existência, busca mapear, reconhecer e fortalecer projetos escolares vinculados aos territórios e suas potencialidades, saberes e culturas, e que estejam baseados na perspectiva de uma Educação Integral. As inscrições estão abertas até 6 de agosto.

A 5ª edição realizada neste ano será nacional e buscará experiências pedagógicas que foram e têm sido desenvolvidas pelas escolas públicas municipais e estaduais de todo o Brasil desde o início da pandemia e que buscaram responder a esses desafios, considerando as dificuldades e limitações envolvidas, de forma consistente e inovadora.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

À luz de estudos e políticas orientados pela Educação Integral, educadores e educadoras de diferentes regiões do país têm construído coletivamente estratégias pedagógicas potentes para este momento, apoiadas pela interação entre múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, demonstrando que não há uma única solução para o enfrentamento desses desafios e que é preciso, mais do que nunca, promover um ensino alinhado com a responsabilidade social e que envolva as comunidades e as famílias, compreendendo os sujeitos em sua integralidade.

Leia o regulamento.

Edições anteriores

Em quatro edições realizadas anteriormente, o Prêmio Territórios mapeou mais de 300 projetos da rede pública municipal de São Paulo e, entre eles, premiou 40 projetos até o momento. Saiba mais:

 4ª Edição

10 projetos da Rede Municipal de Ensino selecionados na 4ª edição do Prêmio Territórios

3ª Edição

Escolas municipais recebem premiação por projetos realizados nos territórios da cidade

2ª Edição

Territórios Educativos divulga lista de vencedores

1ª Edição

Prêmio Territórios Educativos – Web série 2016

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

EMEF Philó e UMAPAZ realizam curso sobre horta agroecológica

Publicado em: 15/05/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um grupo de crianças sentadas em roda. Há um homem de colete amarelo sendo o recreador.

DREs abrem contratação temporária para atividades do Recreio nas Férias

Publicado em: 12/05/2023 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora escrevendo na lousa.
Fotografia mostra várias crianças sentadas em roda no chão. Entre elas está uma professora, ela usa jaleco lilás e está batendo palmas.
Fotografia mostra diversas bolas de isopor coloridas penduradas no teto, elas representam os planetas no sistema solar. No centro, há uma bexiga amarela, que representa o sol. Também há pisca-pisca amarelo preso no teto, simbolizando as estrelas.

Estudantes de EMEF constroem um planetário dentro da escola

Publicado em: 11/05/2023 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 123 124 125 126 127 1.465