Prêmio de leitura literária para a infância levará profissional da RME para evento em Bologna, na Itália

Interessados podem se inscrever até as 23h55 do dia 22 de dezembro de 2023

Publicado em: 15/12/2023 18h46 | Atualizado em: 15/12/2023
Fotografia de professora contando história para um grupo de crianças

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo divulgou no Diário Oficial da Cidade, desta quinta (14), a abertura de inscrições para o prêmio Leitura literária para a infância: Práticas nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Profissional que conquistar o primeiro lugar, ganhará participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália. Interessados podem se inscrever até as 23h55 do dia 22 de dezembro de 2023.

O prêmio será destinado aos educadores efetivos e contratados que atuam em Unidades de Educação Infantil Diretas e Parceiras (CEI, CEII/CECI, EMEI, CEMEI, EMEBS) com a finalidade de estimular, mobilizar e valorizar a atuação e autoria dos profissionais de Educação, dando visibilidade às práticas pedagógicas que reforcem a importância da experiência com livros desde a primeira infância, bem como aos projetos pedagógicos que valorizam a literatura como experiência estética.

Os profissionais interessados em concorrer ao Prêmio “Leitura literária para a infância” deverão inscrever-se com 01 (um) único trabalho, versando sobre experiências pedagógicas realizadas durante o ano de 2023, que possam ser comprovadas, relativas ao trabalho pedagógico com propósito de promover a leitura literária com bebês e crianças.

Os trabalhos apresentados deverão abranger iniciativas individualizadas ou coletivas de ações pedagógicas, alinhadas e/ou vinculadas ao PPP (Projeto Político Pedagógico) da Unidade Educacional e ser coerentes com os princípios fundamentais do Currículo da Cidade da Educação Infantil, além de atender os critérios presentes no art. 5º da Portaria SME Nº 9.611, de 13 de dezembro de 2023.

Público-alvo

Poderão concorrer ao prêmio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Assistente de Diretor, profissionais da Equipe de Apoio, Professores efetivos (unidades diretas) e Professores contratados (unidades parceiras), com ou sem regência, que tenham desenvolvido projeto de leitura literária com bebês e crianças durante o ano letivo de 2023 e que tenham sistematizado as experiências promovidas por meio de registros escritos e/ou em formato audiovisual que historicizam e provam a existência e os desdobramentos do projeto.

O período de inscrição segue até às 23h55 do dia 22 de dezembro de 2023 por meio do formulário: https://forms.gle/1R63W2PnZch2GsSc9 ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação – Divisão de Educação Infantil situada na Rua Diogo de Faria, 1247, sala 301- A, até às 13h do dia 22 de dezembro de 2023.

Cronograma:

• A análise dos projetos será feita entre os dias 2 a 16 de janeiro de 2024.
  • Divulgação dos 03 (três) projetos selecionados: dia 17 de janeiro de 2024, no site da SME e publicação no DOC
  • Contato com os educadores vencedores: dia 18 de janeiro de 2024, por e-mail e telefone indicados na ficha de inscrição;
  • Apresentação de documentação obrigatória para viagem: dia 20 de janeiro de 2024;
  • Participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha: de 08 a 11 de abril de 2024;
  • Período de viagem: de 06 a 12 de abril de 2024.

Premiação

Aos projetos classificados no “Prêmio Leitura literária para a infância” serão concedidos os seguintes prêmios:

1º colocado:

– participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha – Itália, com dispensa de ponto;

– realização de um minidocumentário na U.E. que apresentará parte do projeto e será veiculado nos canais de comunicação da SME, Instituto Emília, Feira de Bolonha, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa;

– artigo a ser publicado na Revista Infâncias e Territórios sobre o projeto pedagógico.

Observação: A Feira do livro infantil de Bologna arcará com os custos de passagens aéreas (ida e volta Brasil-Itália), hospedagem café da manhã e ingressos para a Feira que se realizará de 6 a 9 de março de 2023.

2º e 3º colocados:

– publicação de artigo na Revista Infâncias e Territórios sobre o projeto pedagógico;

– kit de livros publicados e doados pelo Selo Emília & Editora Solisluna;

– matéria sobre o projeto publicada na Revista Emília

Confira a Portaria SME Nº 9.611, de 13 de dezembro de 2023, que divulga procedimentos para a abertura de inscrições para o Prêmio Leitura Literária para a Infância: práticas nas unidades de educação infantil da rede municipal de ensino de São Paulo.