Notícias

Prefeitura realiza segunda edição da Expo Internacional da Consciência Negra de 18 a 20 de novembro

Evento integra a política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, lançada no ano passado. A programação terá exposições, palestras e shows para o público no Expo Center Norte

Publicado em: 08/11/2022 17h28 | Atualizado em: 08/11/2022
Expo Internacional da consciência negra

de Secretaria Municipal de Comunicação

Sucesso de público em 2021, a Expo Internacional da Consciência Negra terá nova edição nos próximos dias 18 a 20, com exposições, palestras e shows. A Expo é realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio de parceria da Secretaria Municipal Relações Internacionais (SMRI) com as demais secretarias municipais, e tem como objetivo estimular o debate sobre o racismo estrutural, engajando a população em seu combate.

Esta segunda edição propõe discutir a luta do movimento negro no Brasil pela abolição da escravatura, as raízes do racismo estrutural, e difundir a cultura negra, reafirmando a cidade de São Paulo como indutora do debate e das ações para a promoção da igualdade racial no país e na América Latina.

“A política pública ‘São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural’ nasce com a intenção de transformar o ensino nas escolas municipais. Temos uma parceria da SMRI com a Secretaria de Educação (SME) e a Unesco, que pesquisa o ambiente escolar, para entendermos como as crianças são impactadas na educação pelo racismo estrutural. A partir disso, apresentaremos uma formação aos professores visando que tenham uma atuação antirracista. A primeira e a segunda Expo Internacional Dia da Consciência Negra são a parte visível da educação transformadora que estamos propondo. Nelas contamos a história que foi apagada. Na primeira edição, falamos do passado, do presente e do futuro da população negra em nosso país. Neste ano, abordaremos o protagonismo da população negra na abolição da escravatura”, explica a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, idealizadora da política pública.

Para a organizadora da Expo, Elaine Gomes de Lima, a expectativa é que as pessoas se sintam motivadas a agir contra o preconceito estrutural. “É a nossa História. Foi o que produzimos, pois somos protagonistas desta luta diária. Ser negro no Brasil é algo extremamente particular, cada um tem suas vivências e percepções. O autoconhecimento da negritude tem implicações sem volta no intelecto de uma pessoa negra e a militância requer força e coragem de se reestruturar diariamente”, disse Elaine.

Palestras

Já o curador das palestras, Tom Farias, considera a II Expo um passo importante para o combate orgânico do racismo na cidade de São Paulo, pois serve de exemplo para todo o Brasil. Os painéis discutirão temas cruciais sobre o processo de constituição do racismo no estado brasileiro, o papel da abolição da escravatura para a população negra com reflexões sobre que rumo tomar a partir de suas causas e efeitos. “Esta edição vai provocar uma reflexão substancialmente forte para os dias tumultuados em que vivemos: exige um posicionamento em prol do fim do racismo, sobretudo na estrutura do mundo corporativo, cultural e educacional”. Farias salienta ainda que o Dia da Consciência Negra, comemorado na capital desde 2004, estabelecido pela lei municipal 13.707, impulsionou a criação da data em mais municípios e estados. Hoje, mais de mil cidades brasileiras, além de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro celebram o Dia.

A Expo

A partir de três eixos Cultura, Educação e Justiça, a segunda edição da Expo propõe um amplo diálogo com o visitante e contará com acessibilidade a todos os públicos e terá transmissão ao vivo. Autoridades na temática, tanto do Brasil quanto de outros países, realizarão debates sobre diversos âmbitos do racismo estrutural.
O evento contará com espetáculos musicais e apresentações durante os quatro dias. Terá 74 estandes comerciais e 26 institucionais, área expositiva, espaço infantil, denominado “Erê” e alas de “Cultura”, “Educação” e “Comunidade”, além de uma ampla área de alimentação.

O Espaço Cultura celebrará a identidade negra, expondo seus signos, atos icônicos, religiões, gastronomia e expressões artísticas. Seu objetivo é reconhecer e inspirar novas ideias e possibilidades igualitárias. O Espaço Educação apresentará as produções, invenções e descobertas do povo negro e suas contribuições para a sociedade. Haverá também contação de histórias africanas e afro-diaspóricas para crianças, rodas de conversas e jogos típicos africanos. O objetivo é mostrar que é possível educar de forma inclusiva e antirracista.

Já o Espaço Comunidade trará reflexões sobre moda, saúde, música, entre outros temas, e pretende enaltecer a comunidade preta, falar sobre o protagonismo negro e conscientizar seus visitantes sobre igualdade racial, respeito e justiça. Destinado às crianças, o Espaço Erê vai promover uma programação especial para os jovens, com educação lúdica, espaço tátil e diverso, contações de histórias africanas, estátuas vivas de personalidades negras, apresentação circense, entre outras atividades.

Todos os espaços contam com cenografia personalizada, inspirada nas matrizes sociais e culturais africanas e afro-brasileiras.

A Expo contará ainda com um mezanino de debates em que serão apresentados 11 painéis, entre os dias 18 e 20 de novembro. Personalidades e autoridades nacionais e internacionais irão discutir temáticas negras, diversidade, igualdade racial, sociedade, cultura e economia.

Programação

Palco principal:

18/11
13:30 – 14:30 Samba da Vela convida Anderson Tobias (Show)
19:00 – 20:00 Ao Cubo (Show)
21:00 – 22:00 Majur (Show)

19/11
13:30 – 14:30 Samba de Dandara (Show)
19:00 – 20:30 Black Mad e DJ Easy Nylon (Baile Nostalgia)
20:30 – 22:00 Fundo de Quintal (Show)

20/11
10:30 – 11:40 Dexter, Marcivan, Canuto (Painel de debate sobre População Carcerária)
15:00 – 16:00 Luciana Mello e Walmir Borges (Show)
17:00 – 18:00 Luedji Luna e Rincon Sapiência (Show)
19:00 – 20:00 Péricles (Show)

Painéis

18/11
Painel 1 – “Sentido de liberdade: independência, abolição, quilombismo”
Horário: das 10h30 às 11h30
Painel 2 – “Produção literária sob contexto da pós-abolição”
Horário: das 13h00 às 14h00
Painel 3 – “Biografias negras: os retratos do Brasil”
Horário: das 14h20 às 15h20
Painel 4 – “Modernismos e modernidades: os Lima Barreto de hoje”
Horário: das 15h40 às 16h40
Painel 5 – “Racismo no esporte: futebol e afins”
Horário: das 17h às 18h

19/11
Painel 1 – “Processos de apagamentos: práticas do racismo dentro e fora do ambiente corporativo”
Horário: das 10h30 às 11h30
Painel 2 – “Sobre o amor: o que os mitos e a filosofia africana têm a nos dizer”
Horário: das 13h às 14h
Painel 3 – “Herdeiros de Candaces: histórias, heranças e literaturas”
Horário: das 14h20 às 15h20
Painel 4 – “A filosofia pela ancestralidade: histórias, legados”
Horário: das 15h40 às 16h40
Painel 5 – “Sobre racismo e desigualdade ante os medidores sociais”
Horário: das 17h às 18h

20/11
Painel Especial
“População carcerária”
Horário: das 10h30 às 11h30

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440