Notícias
Prefeitura lança nesta quarta (11) Programas de Prevenção às Drogas na Rede Municipal de Ensino
Iniciativa intersecretarial prevê estratégias de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas com estudantes e comunidade escolar
Publicado em: 09/12/2024 9h36 | Atualizado em: 10/12/2024

A Prefeitura de São Paulo anuncia, nesta quarta-feira (11), o lançamento dos Programas de Prevenção às Drogas na Rede Municipal de Ensino, que serão desenvolvidos nos próximos dois anos.
A iniciativa prevê a implementação dos programas nas escolas da Rede Municipal, como estratégias de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, com estudantes e comunidade escolar, por meio das metodologias dos programas Elos – Construindo Coletivos, para estudantes dos 3º anos, e #Tamojunto, para os estudantes dos 8° anos. Os programas são reconhecidos e validados pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime – UNODC.
Os Programas serão promovidos nesses próximos 2 anos, a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), vinculada ao Ministério da Justiça, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, atendendo as necessidades dos estudantes da Rede Municipal por meio de uma parceria entre a SME, a SENAD e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A parceria visa introduzir e manter intervenções preventivas ao consumo de substâncias psicoativas com base em evidências científicas, para atender aos estudantes e a comunidade escolar. As atividades de prevenção complementam a promoção da saúde, fomentando atitudes participativas e colaborativas de maneira a contribuir para a construção de coletivos democráticos e oportunizando a aprendizagem.
Colaboração
A partir do próximo ano, os programas serão implementados nas Unidades Educacionais em uma colaboração entre os profissionais da saúde com ações formativas e outras iniciativas. Em suas primeiras etapas, o programa #Tamojunto deve ser implementado em 130 escolas, enquanto o Elos – construindo coletivos será desenvolvido em 34 unidades.
“É por meio de parceria e ações integradas entre os profissionais da saúde, educação e demais áreas que trabalhamos a prevenção desde cedo com as crianças e adolescentes, além da conscientização das famílias e de toda a comunidade escolar. Essa é uma missão que precisa do compromisso de toda a sociedade”, destacou o Secretário Adjunto de Educação, Bruno Lopes.
Sobre os programas
O #Tamojunto, versão do Unplugged (programa da EU-DAP – Experiência de Prevenção do Uso de Drogas na Europa), adaptado pelo Ministério da Saúde e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime à realidade brasileira, é uma estratégia de prevenção escolar ao uso de álcool, tabaco e outras drogas,(incluir a vírgula) destinada a aos adolescentes de 13 a 14 anos. Nas escolas da rede municipal será ofertado aos estudantes do 8º ano para o desenvolvimento de habilidades de vida, pensamento crítico frente a crenças normativas e entendimento sobre informações acerca de substâncias psicoativas.
O Programa Elos – Construindo Coletivos se configura como uma estratégia lúdica de mediação das relações sociais em sala de aula, focado nas séries iniciais do Ensino Fundamental I entre crianças com faixa etária de 6 a 10 anos. Na cidade de São Paulo, será destinado aos estudantes do 3º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental I, nos anos iniciais.
O evento acontece no auditório da Uninove, localizada na Vergueiro, e contará com a presença da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) Marta Machado, do Secretário Municipal de Saúde Dr. Luiz Carlos Zamarco, do Secretário Adjunto de Educação Bruno Lopes Correia, e do Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega Marques.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural também movimenta os CEUs da cidade com atrações gratuitas para todas as idades
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem programação da Semana Municipal do Brincar
Secretaria Municipal de Educação
Vem aí o primeiro simulado da Rede Municipal preparatório para o vestibulinho da ETEC
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Guarapiranga recebe evento de cultura Geek no domingo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação anuncia a Campanha CEI Amigo do Peito 2025 para incentivar o aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria convoca 25 diretores para participar de requalificação intensiva
Relacionadas

Virada Cultural também movimenta os CEUs da cidade com atrações gratuitas para todas as idades
Publicado em: 23/05/2025 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs da capital paulista recebem programação da Semana Municipal do Brincar
Publicado em: 23/05/2025 4h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Vem aí o primeiro simulado da Rede Municipal preparatório para o vestibulinho da ETEC
Publicado em: 23/05/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Guarapiranga recebe evento de cultura Geek no domingo
Publicado em: 23/05/2025 11h36 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Secretaria Municipal de Educação anuncia a Campanha CEI Amigo do Peito 2025 para incentivar o aleitamento materno
Publicado em: 23/05/2025 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação