Notícias

Prefeitura lança campanha inédita para incentivar amamentação em creches municipais

Ação promove seminário e confere Selo Amigo do Peito aos CEIs que acolhem mães que amamentam e recebem o leite materno congelado

Publicado em: 11/04/2018 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020

pref_lanca_campanha_inedita_amamentacao_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança este mês uma campanha inédita de incentivo ao aleitamento materno nas creches municipais. Para discutir o tema, acontece nesta terça-feira (28/11) o primeiro Seminário Somos Amigos do Peito. No evento, educadores e profissionais vinculados aos Centro de Educação Infantil (CEIs) receberão orientações de profissionais de dentro e de fora da rede. Podem participar educadores de unidades diretas e da rede de conveniadas de São Paulo.

Também terão destaque no evento, realizado na Faculdade de Saúde Pública da USP, os três primeiros CEIs a receberem o selo CEI Amigo do Peito, conferido às unidades que acolhem as mães e o leite materno congelado.

A importância do aleitamento na primeira infância motivou a campanha para a adoção de medidas simples pelas famílias e as cerca de 2 mil creches, diretas e conveniadas. Ao todo, a rede municipal atende cerca de 290 mil crianças de 0 a 3 anos em Centros de Educação Infantil, 90 mil delas em berçário.

“Está mais do que comprovado que o leite materno é o melhor alimento, portanto a conscientização é fundamental, tanto na rede municipal quanto na sociedade, para o benefício das crianças”, afirma o secretário da Educação, Alexandre Schneider.

Pesquisa feita pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (Codae) aponta que apenas 8% das creches recebem o leite fornecido pelas mães. No ato da matrícula, menos da metade das mães, 37%, manifestam preocupação ou desejo de continuar amamentando.

Apenas 35% dos CEIs dizem fazer ações de incentivo ao aleitamento, mas, entre estes, 86% estão dispostos a promover o acolhimento.

“Verificamos que 42% dos CEI dizem não ter espaço próprio. Mas não é preciso ter um local específico para a amamentação. O local ideal é onde a mãe se sente bem. E o manuseio do leite materno congelado exige alguns cuidados, facilmente executados a partir de orientações simples”, explica Patricia Panaro, coordenadora da Alimentação Escolar da rede municipal de São Paulo.

Além do seminário, a campanha contará com vídeos educativos para esclarecer profissionais e famílias sobre como se tornar Amigo do Peito. Para receber o selo, os CEIs podem solicitar orientações da Codae, que as disponibiliza e confere se a unidade atende a três requisitos: incentivar as famílias sobre a importância da manutenção do aleitamento; envolver a equipe do CEI nas ações de apoio e transformar os espaços do CEI em ambientes que acolhem e favorecem o aleitamento materno. O site da campanha é
portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/ceiamigodopeito

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213